Para quem treina à hora de almoço por causa dos horários, por estar em teletrabalho ou, simplesmente, por preferência, aqui ficam as dicas sobre o que deve fazer antes para melhorar o seu treino.
O pequeno-almoço tem de conter alimentos gordurosos e proteicos como o presunto, abacate, nozes, avelãs ou amêndoas. Segundo o nutricionista Nicolas Aubineau este tipo de alimento vai permitir uma sensação de saciedade que dure a manhã toda e é melhor para o seu corpo.
De acordo com a treinadora Lucile Woodward deve evitar o açúcar de manhã porque este vai fazer com que fica rapidamente com fome.
Antes do treino, não deve comer. Isto porque quando comemos a circulação sanguínea concentra-se no estômago e quando fazemos exercício físico o sangue vai para os músculos, coração, cérebro e pulmões, segundo Woodward.
Caso fique com fome, uma hora antes da sessão, a treinadora adianta que pode comer meia banana e algumas nozes. Também importante que durante a manhã vá bebendo muita água para se preparar para o treino.
Um truque, recomendado por Nicolas Aubineau, é colocar mel ou sal na sua água porque água salgada ou doce hidrata mais.
Chegada a hora, tente treinar ao ar livre aproveitando o sol. Segundo Lucile Woodward vai trazer-lhe benefícios durante o dia e melhorar a qualidade de sono.
Assim que terminada a sessão, tem de ingerir a comida certa para recuperar da melhor forma. O nutricionista afirma que deve comer carboidratos e proteínas no espaço de duas horas. Beber leite com mel, papas de aveia ou um bolo de caneca são boas soluções.
Pode ainda optar por comer vegetais, arroz, massa, batata, quinoa, frango, atum, ovos e peixes.