Três exercícios e estratégias para manter os pulmões ‘limpos’

pexels-mikael-blomkvist-4153315
[Fotografia: Mikael Blomkvist/Pexels]

Poluição, fumo do tabaco ativo ou passivo, afeções alérgicas e, claro, sequelas de constipações e gripes mal curadas. São muitos os fatores que podem agir sobre a saúde dos pulmões e torná-los vulneráveis a novas infeções.

Para lá da prevenção que deve ser feita quer à mesa, através de alimentação saudável, quer fisicamente, através da prática de exercício físico, conheça três passos que podem ‘ajudar’ a ter uns pulmões com menos mucosidade, com menor sensação de peso e obstrução e, consequentemente, e mais livres de múltiplas agressões externas.

Exercícios simples, que podem ser feitos em casa e que não obrigam, numa primeira fase, a ter de recorrer à farmácia.

Manobra física de expulsão

A gravidade pode ser uma aliada de peso na limpeza dos pulmões. Por isso, e numa prática regular, coloque almofadas numa pilha – no chão ou cama – e deite-se de barriga sobre elas, mantendo uma inclinação descendente entre as ancas e a nuca. Cumpra depois um exercício de respiração que passa por inspirar em metade do tempo da expiração.

Caso possa contar com ajuda, peça à pessoa que a acompanha que, com as mãos em concha, dê algumas pancadas ligeiras nas costas, começando na zona mais elevada e descendo até ao pescoço, repetindo várias vezes. É possível que comece a tossir. Se assim for, a namorar já está a resultar.

Vapor

Uma solução que passa pela inalação de vapor de água e que pode ser muito útil para quem sofre com climas secos e frios. Esta manobra vai permitir abrir as vias respiratórias e ajudar os pulmões a drenar o muco, por via do calor e da humidade do ar.

De acordo com um estudo citado pelo site Medical News Today, 16 indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) concluiu que a terapia com máscara de vapor levou a uma redução significativa das frequências cardíacas e respiratórias do que a terapia sem máscara de vapor. Porém, também deixou claro que as as melhorias não se mostraram duradouras. Como medida temporária e episódica, tem sido considerada uma técnica possível.

Tosse controlada

Uma vez que se trata de um exercício que é feito pela tosse, é conveniente fazê-lo – sobretudo nesta fase de pandemia – de forma isolada e num local amplamente arejado. Uma vez cumpridos estes pressupostos, é tempo de começar a fazer esta manobra que solta o excesso de muco presente nos pulmões e permite aliviar a eventual sensação de peso. Recorde-se que a tosse é a forma natural de o corpo expelir toxinas retidas no muco.

Para cumprir o 09, sente-se numa cadeira com os ombros relaxados, cruze os braços sobre a barriga e cumpra a respiração explicada acima. Porém, quando expira, incline-se para a frente, fazendo pressão com os braços contra a barriga, e tussa duas ou três vezes. Repetir as vezes consideradas necessárias