Três expressões faciais que mostram se a pessoa está interessada em nós

pexels-cottonbro-4065867(1)

Nem sempre é fácil perceber se a outra pessoa está ou não interessada em nós. Cada pessoa é uma pessoa e cada qual demonstra os seus afetos de uma forma diferente. Há os mais reservados e tímidos e aqueles que não têm vergonha nenhuma na cara: mas há expressões faciais que não enganam.

Nem sempre é fácil expor os nossos sentimentos, muito devido ao medo da rejeição, e nem sempre é fácil conseguir ver se a outra pessoa sente ou não o mesmo que nós. Outro dos grandes medos de mergulhar de cabeça numa relação é saber se aquela é ou não a pessoa certa.

Mas se existem pelo menos 26 sinais corporais que nos mostram se a pessoa gosta de nós ou não, existem pelo menos outras três expressões faciais que conseguem delatar até o mais envergonhados dos envergonhados.

Estudos recentes afirmaram que o conhecido ‘flirt’, ou namoriscar com alguém, é verídico e é meio caminho andado para despertar o interesse de alguém. Segundo um estudo da Universidade de Kansas, Estados Unidos da América, existem pelo menos três expressões faciais que mostram que os homens estão a tentar namoriscar com outra pessoa.

“Pela primeira vez, não só conseguimos isolar e identificar as expressões que representam o flirt, mas também pudemos revelar a sua função: ativar associações relacionadas com relacionamentos e sexo”, afirma Omri Gillath, professor de psicologia e coautor do artigo citado.

Descubra abaixo quais são elas:

  1. Virar a cabeça para um lado, tombando-a ligeiramente.
  2. Um sorriso ao de leve.
  3. Olhos virados para a frente, apontando o seu ‘alvo’.

Estes são, de uma forma geral, os sinais principais que o estudo identificou como sendo, claramente, sinais de que um homem está a tentar as suas técnicas de engate.

Os pesquisadores usaram uma técnica chamada de ‘Sistema de Codificação de Ação Facial’ para “classificar a morfologia de expressões faciais de engate altamente reconhecidas”. Ou seja, homens e mulheres foram analisados (a nível de expressões faciais), para identificar padrões de flirt.

Ainda que as mulheres tivessem várias formas diferentes de engatar, umas mais do que outras, na maioria das vezes ambos os sexos percebiam claramente que havia interesse. Ainda assim, os padrões mais comuns de engate foram encontrados nos homens, que tendem a usar as mesmas expressões.