Quatro mulheres confirmadas na remodelação do Governo

5-okjpg

A ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, afirmou hoje que os novos secretários de Estado do Governo serão apresentados ao Presidente da República “ainda esta tarde” e destacou o currículo e competência dos nomes propostos.

Ana Teresa Lehmann vai ser Secretária de Estado da Indústria substituindo João Vasconcelos, Ana Paula Zacarias ocupa a Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus lugar deixado vago por Margarida Marques, Maria de Fátima Fonseca com a pasta do Emprego Público e Ana Pinho, é o nome em cima da mesa para dirigir a nova Secretaria de Estado da Habitação.

Ana Teresa Lehmann ocupava até agora o cargo de presidente da InvestPorto, e no currículo ostenta a vice-presidência da CCDR-Norte tendo sido também pró-reitora da Universidade do Porto.

Ana Paula Zacarias, 58 anos, licenciada em Antropologia Cultural, foi admitida na carreira diplomática no concurso de 1983. Ocupava presentemente a representação diplomática da União Europeia, em Bogotá, capital da Colômbia. A notícia desta nomeação foi avançada pela revista Visão.

Ana Pinho é licenciada em arquitetura e doutorada em planeamento urbanístico. Trabalhou com António Costa quando este era Presidente da Câmara de Lisboa, na qualidade de consultora. Vai ocupar-se, segundo o Jornal de Negócios, na recém-criada Secretaria de Estado da Habitação do realojamento dos afetados pelos fogos de Pedrógão.

Para esta pasta esteve também em cima da mesa o nome de Helena Roseta, de acordo com o jornal Dinheiro Vivo, arquiteta ex-socialista e vereadora independente na Câmara de Lisboa.

Os nomes serão confirmados esta tarde pelo Presidente da República.