Três razões que levam a que o seu café a deixe ainda mais cansada

Cropped View of Woman Working on Laptop in Cafe

Quer seja de manhã quando nos custa sair da cama ou depois do almoço para enfrentar o resto do dia de trabalho, a cafeína é um hábito que incrementa a sensação de energia. Mas pode vir a ser o contrário, sobretudo quando se está diante de uma dependência.

Dependência e menor tolerância

Quem consome café habitualmente desenvolve tolerância ao mesmo, de acordo com o especialista em nutrição e epidemiologia. Diz Rob van Dam que “as pessoas desenvolvem alguma tolerância à cafeína quando a consomem regularmente. Isso significa que, com o tempo, a mesma quantidade de cafeína tende a ter menos efeito”.

Ronald Chervin, professor de neurologia e medicina do sono concorda, “se tomar cafeína uma ou duas vezes por semana, não vai desenvolver tolerância, mas se for diariamente, vai desenvolver um alta tolerância”. Por isso, as dores de cabeça são comuns quando se deixa de consumir café diariamente. É um sinal de abstinência de cafeína.

Uma das formas de superar essa dependência é integrar bebidas sem cafeína no dia-a-dia em substituição do café. Algumas das opções são café descafeinado, golden milk (bebida com leite vegetal, curcuma e outras especiarias) e chá de ervas.

Usada erradamente como substituto para o sono

“As pessoas que recorrem ao café em primeiro lugar são provavelmente as que já estão cansadas”, avisa Rob van Dam. “O café é frequentemente usado como um substituto para o sono, pois é consumido quando nos deitamos mais tarde ou acordamos mais cedo”, diz. Mas não existe nenhum substituto para o sono, nem mesmo o café. O neurologista Chervin concorda e reforça: “se está a usar o café para encobrir o facto de estar privada do sono, continuará a sentir-se cansada”.

O aconselhável é, em vez de se tomar café à tarde, dormir a sesta. “Sesta de 20 a 50 minutos pode mesmo fazer milagres para algumas pessoas”, prosseguiu. Assim, quando se for deitar mais tarde não terá cafeína no seu sistema. Mas é de referir que sestas mais longas podem fazê-la sentir-se sonolenta.

Não se deve beber café ao final do dia

Ter cafeína no sistema quando se vai dormir é a última razão apontada pelos especialistas. “As pessoas podem ter dificuldades em adormecer se beberem café ao final do dia”, sublinhou o Rob van Dam. Ora, esta opção
à noite vai retardar o descanso, o que significa que se acordar cansada no dia seguinte, o culpado irá ser exatamente esse café que tomou mais ao final do dia.

No entanto, existem casos de pessoas que podem tomar um café expresso antes de dormir e adormecer sem problema. Isto acontece porque metabolizam a cafeína a diferentes velocidades. Se digerir a cafeína rapidamente, isso não vai afetar o seu sono tanto como uma pessoa que tem um metabolismo lento. Mas se tiver problemas em adormecer, será difícil encontrar um médico do sono que autorize um café à tarde ou à noite.

O café pode dar energia quando consumido de vez em quando. Se se tornar muito dependente dele, irá perder a eficácia e torná-la mais cansada. A sua necessidade de sono não pode ser reposta com cafeína, nem com outra substância seja de que natureza for.