Três razões que levam Carlos III a querer trazer Harry e Meghan de volta à família real

FILES-BRITAIN-ROYALS-DIANA-WILLIAM-HARRY
Carlos com os filhos William e Harry e as respetivas mulheres Kate e Meghan, em 2018 [Fotografia: Paul ELLIS / AFP)

O primeiro discurso do novo monarca britânico, na sexta-feira, 9 de setembro, não esqueceu o filho Harry e a mulher, Meghan Markle. “Gostaria também de expressar o meu amor por Harry e Meghan, à medida que eles continuam a construir as suas vidas do outro lado do oceano”, afirmou Carlos III na emotiva mensagem de nove minutos.

Mesmo lembrando o trabalho que desenvolvem do outro lado do Atlântico e sem funções reais desde janeiro de 2020 – por decisão dos Duques de Sussex -, Carlos III parece quer reunir a família à sua volta. Aliás, fez questão de dar título aos filhos de Meghan e Harry: príncipes Archie e Lillibet. “Podia não o fazer (uma vez que os Duques saíram da família real), mas fez”, lembra o antigo embaixador e especialista em famílias reais europeias José Bouza Serrano

Porque tomou, então, Carlos III essa decisão? O especialista evoca ao Delas.pt três razões. “Carlos III precisa dos filhos e dos netos, a família real vai reduzir muitíssimo. Recorde-se que todos os primos da rainha passam a ser família do rei, mas não família real. E todos os elementos contam para momentos oficiais e até para surgirem à varanda de Buckingham”, antecipa Bouza Serrano.

Numa segunda linha de argumentação, o antigo diplomata português lembra que Carlos III tem muito trabalho em mãos e poucos elementos em quem o delegar. “Se Harry e Meghan não tivessem saído, ele tinha muito trabalho para lhes dar porque existem muitas charities que ficam agora sem responsáveis por deixarem de estar nas mãos da família real da rainha Isabel II”.

Por fim, o plano pessoal. “Carlos sempre adorou os filhos. Wiliam (que herda o título do pai como príncipe de Gales, Kate a nova princesa de Gales, sucedendo a Diana) tem seguido mais as funções reais, mas o pai gostava que os dois seguissem esse caminho”, afirma o especialista em realezas europeias.

Sobre a possibilidade de regresso de Harry e Meghan, Bouza Serrano não fecha capítulos para já. “Não sei, pode acontecer, não descarto a possibilidade, ele agora é rei e tem outros poderes, vamos ver”.