Trump mexe nas importações e mete a mão no nosso bolso

Sim, o presidente dos Estados Unidos da América vai entrar na nossa carteira, nos nossos bolsos e, consequentemente, nos nossos armários. Em todos os suportes que existem em casa de cada um de nós. Falamos dos produtos que temos na cozinha, mas também dos que temos na casa-de-banho (beleza e maquilhagem) e no guarda-roupa.

Anunciada na quinta-feira, 31 de maio, a decisão unilateral do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em aplicar taxas às importações de aço (25%) e alumínio (10%) vindos da União Europeia, México e Canadá é tudo menos uma medida distante e inofensiva. Bem pelo contrário. A efetivar-se, ela terá efeitos sobre o mercado de trabalho e no dia-a-dia. O chefe de Estado norte-americano quer, com isto, que a economia e o emprego dos EUA cresçam, mas está a fazer com que o quotidiano europeu – e não só – fique bem mais dispendioso.

Como? Face a esta decisão, a União Europeia (UE) anunciou que está a preparar medidas de retaliação contra empresas e marcas dos Estados Unidos da América. Entre elas estão, declarou o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a “Harley-Davidson, Bourbon e Levis”.

Para Juncker, trata-se de “um processo estúpido” levar a UE a ser “obrigada” a “impor também taxas de importação”. Na galeria acima, veja estes e outros produtos que podem mexer com a nossa carteira e cuja lista estava a ser preparada desde março, logo após os primeiros anúncios de Trump em torno de um reforço de políticas aduaneiras para produtos importados pelos EUA.

Imagem de destaque: Jonathan Ernst/Reuters

EUA: Reforma fiscal de Trump aprovada, direito ao aborto ameaçado