Truques para que o cabelo fique limpo durante mais tempo

pexels-cottonbro-4153612(1)

Há quem não consiga sair de casa sem lavar o cabelo e quem, por outro lado, tenha uma rotina de dia sim dia não. Se faz parte daquela fatia populacional que apenas lava o cabelo todos os dias porque não gosta de o sentir sujo, saiba que existem truques que a podem ajudar.

Em primeiro lugar, é importante saber que tanto a forma, como a frequência e ainda os produtos utilizados vão ter um grande impacto na duração do tempo em que o seu cabelo está (ou parece) limpo.

E ainda que agora tenhamos mais tempo para cuidar de nós, muito devido ao facto de passarmos mais tempo em casa, sabemos também que uma boa lavagem de cabelo implica uns bons minutos a mais do seu relógio. Para não falar que gastamos muito mais água do que com apenas um duche rápido.

Segundo três especialistas entrevistados pela S Moda, existem alguns truques bem básicos que a vão fazer aguentar pelo menos mais um ou dois dias sem sentir necessidade de lavar novamente o cabelo, deixando-o à mesma com ar saudável e limpo. Ora veja abaixo:

Aplicar o champô duas vezes

Não é um truque recente, mas muitas mulheres ainda não o fazem: aplicar duas vezes o champô, na mesma lavagem, é um ótimo truque para que os seus fios fiquem muito mais limpos – e esse efeito se prolongue. A primeira passagem deve incluir uma bela massagem ao couro cabeludo, indo baixando até às pontas e uma segunda aplicação para acabar de retirar toda a sujidade que se vai acumulando.

Passar o cabelo por água fria

Também não é uma novidade, mas poucas são as mulheres que gostam de passar o cabelo ou corpo por água fria – mesmo sabendo dos seus benefícios. Isto porque a água quente pode aumentar a produção de gordura, pelo que se no final do banho deitar água fria na cabeça, irá prevenir que a gordura e oleosidade saiam mais cedo do couro cabeludo. Enquanto tira o champô, a água também não deve ser quente mas sim morna. Em suma, evite (de todo) aplicar água quente no cabelo.

Correta aplicação de máscara e amaciador

Sim, a máscara e o amaciador também devem ser bem utilizados. No caso, nunca deve fazer com que estes produtos entrem em contacto com a sua raiz, deixando-os apenas nas pontas dos fios. Nutrição excessiva pode fazer com que o cabelo fique mais pesado e lhe dê uma sensação de sujidade.

O secador longe da raiz

Assim como a dica anterior, também deve ter alguns cuidados quando seca o cabelo. O calor na raiz fará com que transpire mais e, por sua vez, o cabelo fique mais rapidamente sujo. Tente utilizar este utensílio apenas na zona das pontas, passando na raiz apenas muito rapidamente e sem ser com a temperatura no quente. O mesmo acontece quando utilizada, por exemplo, gorros: existe mais calor e transpiração.

Almofada de seda

Também não é novidade nenhuma que a fronha da sua almofada deve ser bem pensada, sendo a melhor hipótese a seda. Isto porque, por exemplo, o algodão absorve a humidade e resseca o cabelo, deixando-o sem brilho. Já as propriedades da seda fazem com que exista uma regulação e controle da oleosidade.