Truques que evitam que o cão peça comida na hora da refeição

dog
[Fotografia: Marliese Streefland/ Unplash]

Quem tem cães passa por um problema: chantagem à hora da refeição. Quem nunca se sentou à mesa e viu o seu amigo de quatro patas começar a fitar, com os olhos rasos de água, para pedir comida?

Para o cão pedir comida é algo normal e instintivo, mas a verdade é que sabemos que não é correto e que não é recomendável dar-lhe da nossa comida. Na mente canina, se a família está a comer ele também tem direito, mas a realidade não é bem assim.

Por muito que tentemos educar o nosso patudo, por vezes parece que nada resulta e que ele continua sempre no mesmo registo. Dessa forma, deixamos aqui algumas dicas para que o seu animal de estimação deixe de pedir comida durante as refeições.

Raiz do problema

Um dos maiores problemas quando se está a treinar um cão é o não ser rigoroso nas regras. É essencial manter as indicações, pois os cães são como esponjas que assimilam informação. A chave é ser constante e não abrir exceções, não dê comida ao seu patudo durante a hora da refeição.

Truques para reverter a situação

O sentar à mesa para comer é como um ritual para as famílias e os cães percebem isso, muitos até vão buscar a sua comida e arrastam para uma área perto da mesa para comer com os donos.

Por esse motivo, o seu patudo pede comida constantemente. Uma boa opção é oferecer um pouco de comida na sua tigela e colocá-la perto da mesa. O importante é que o cão se sinta saciado e a uma certa distância para assim começar o processo de ensinamento.

Reforço negativo

Apesar de muito falada, esta não é uma boa técnica. Mostrar raiva ou gritar e agredir o cão pode ter um efeito bastante negativo. Com este método está a mostrar ao seu animal que não faz parte do grupo, até porque a comida é uma questão de sobrevivência, e isso levará a que o seu patudo não confie em si, o que conduz a outros problemas bem imprevisíveis.

Tranca-lo também não é uma boa ideia já que não o está a treinar, mas sim a camuflar um problema.