Tudo o que deve saber sobre Liz Truss, a nova primeira-ministra britânica

BRITAIN-POLITICS-CONSERVATIVE
[Fotografia: CARLOS JASSO / POOL / AFP]

Liz Truss será a nova primeira-ministra do Reino Unido por via da eleição como lider do partido conservador britânico, sucedendo a Boris Johnson. Tem 47 anos e, entre as prioridades, prometeu já intervir no sentido de corte de impostos, medidas de apoio a famílias face à crise e gestão dos preços de energia.

Esta terça-feira, 6 de setembro, iniciará funções depois de se apresentar à rainha Isabel II, em Balmoral, numa iniciativa inédita de nomear o primeiro-ministro britânico a partir de território da Escócia.

A atual ministra dos Negócios Estrangeiros bateu Rishi Sunak por mais de 20 mil votos dos apoiantes do partido e assume a chefia do Governo na sequência da saída de Johnson, em julho, marcada pela polémica.

Com origens numa família de esquerda, o seu percurso político começou com os liberais democratas centristas antes se mudar para os conservadores de direita. Tornou-se deputada pelo distrito eleitoral de South West Norfolk, no leste da Inglaterra, em 2010. Desde há dez anos que tem vindo a ocupar vários cargos ministeriais em departamentos, incluindo educação e finanças, bem como um período difícil na justiça.

Se em 2016 fez campanha para que o Reino Unido permanecesse na União Europeia, rapidamente tornou-se numa das apoiantes mais fortes da saída, tendo vindo a lidar com o dossiê como ministra dos Negócios Estrangeiros. Quando o Reino Unido deixou a União Europeia, Johnson encarregou-a de negociar novos acordos de livre comércio antes de a nomear secretária de Relações Exteriores, o que sucedeu em 2021.

Recentemente, acompanhou Boris Johnson nas duras críticas à Rússia e tem apoiado claramente a Ucrânia contra a invasão que começou a 24 de fevereiro.

É conhecida pelo seu estilo rígido, não escapando a comparações com Margaret Thatcher, antiga primeira-ministra conservadora. Aliás, a própria Truss tem a antiga chefe de Governo como referência política.

Liz Truss estudou numa escola pública em Leeds, no Norte de Inglaterra, e formou-se em Oxford em áreas como política, filosofia e economia. A imprensa revela que a nova primeira-ministra gosta de karaoke.

CB