Tudo o que precisa de saber se vai fazer exercício físico antes do almoço

exercicio
[Fotografia: Kike Vega/ Unplash]

Encontrar o horário ideal para treinar pode ser um desafio. Acordar mais cedo para fazer exercício pode ser complicado e requer um esforço extra e ao final do dia pode estar demasiado cansada para tal.

Estas condicionantes levam a que muitas vezes o melhor momento seja antes do almoço. Contudo, há algumas coisas que deve saber para que este treino seja perfeito e culmine nos devidos efeitos.

Sendo assim, ficam aqui algumas dicas e truques para potencializar o seu treino.

Cuidado no pequeno-almoço

Nesta refeição é aconselhável a ingestão de alimentos ricos em proteína e gorduras boas. Nozes, amêndoas, avelãs, presunto, entre outros, são bons aliadas para completar o pequeno-almoço, pois oferecem uma sensação de saciedade. As fibras e proteínas vegetais também são importantes, frutas, bebida de aveia ou soja são uma opção. Evitar o açúcar também é importante.

Não comer antes do treino

Mesmo que tenha aquele ratinho antes de começar a treinar o melhor é não comer, pois se a refeição for muito perto do treino a sua digestão pode ficar prejudicada. Mas se tomar o pequeno-almoço muito antes de fazer exercício físico pode fazer um pequeno lanche como meia banana e alguns frutos secos.

Treinar ao ar livre

Beneficiar da luz natural é muito benéfico para quem pratica exercício físico, porém, no inverno há que ter alguns cuidados devido ao frio. Esta prática trará melhorias à sua qualidade de sono.

Pós-exercício físico

O que faz a seguir ao treino é igualmente importante. É aconselhável comer dentro de duas horas após o exercício físico, pois a sensação de fome será grande, mas não é necessário comer a primeira coisa que nos aparece à frente. Nesta fase de recuperação pode optar por hidratos de carbono e proteínas. Uma bebida vegetal com doce ou mel, por exemplo, pode ser uma boa opção para começar.

De seguida deve esperar cerca de 20 minutos e ingerir algo sólido ou semissólido. Vitaminas e minerais são importantes para recuperar energias, logo vegetais e ovos, cozidos ou crus, são uma boa escolha.

Também pode eleger arroz, quinoa, batata, entre outros. No que diz respeito a proteínas animais, deve privilegiar as aves, peixe e ovos. Já em relação aos vegetais, feijão branco, ervilhas, lentilhas, entre outros, são sempre uma boa aposta.