Tudo o que precisa de saber sobre Vanessa Marina, a ‘b-girl’ portuguesa que se estreia nos Olímpicos

vanessa mARINA cop pARIS
Vanessa Marina [Fotografia: Comityé Olímpico Português]

Natural de Leiria, a atleta de breaking tem 32 anos e compete esta sexta-feira à tarde, 9 de agosto, na prova de Breaking – vertente desportiva do Breakdance -, nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Se tudo correr bem durante a tarde, à noite haverá mais, com a atleta a disputar novas eliminatórias.

Vanessa Marina Cartaxo Farinha leva Portugal para dançar na capital francesa e depois de mais de uma década dedicada à modalidade.

A atleta começou a formação em dança com ballet clássico e contemporâneo na adolescência, na cidade que a viu nascer. Depois, mudava-se para Lisboa, onde estudou na Escola Superior de Dança, em Lisboa, e participava em grupos de dança nas Portas do Sol e na Gare do Oriente e que já apontavam um caminho. Em 2014, rumou a Londres para aprofundar a formação e, enquanto o fazia dedicava-se ao breaking e trabalhava num restaurante.

Agora, desde novembro de 2022 que a ‘b-girl’ portuguesa está imparável, tendo iniciado aí aquele que seria o percurso para a qualificação para os olímpicos de Paris.

À margem de todo o trabalho que tem feito como atleta, Vanessa Marina quer trazer mais mulheres para a modalidade e dar-lhes visibilidade e poder. Para tal, criou a plataforma Time Your Workouts para ajudar raparigas no breaking e onde apresenta rotinas de exercícios físicos.

“Também queremos organizar eventos, painéis, criar um festival para miúdas. Tenho muita motivação para fazer a diferença porque odeio injustiças. Odeio que achem que somos menos do que outra pessoa. Somos iguais e quero mostrar ao mundo o que mulheres podem fazer”, declarou a atleta citada no site do Jogos Olímpicos. E acrescentou: “Não estamos aqui para roubar o emprego de ninguém. Queremos acrescentar. É importante mostrar que há espaço para todos na cena.”