Tudo o que tem de fazer para se proteger do frio

3-Calafrios

O frio que se tem feito sentir em todo o país, nos últimos dias, vai agravar-se até sábado. As temperaturas mínimas muito baixas, com a previsão de chegarem aos cinco graus negativos, em algumas zonas do país, levaram o IPMA a colocar sob aviso amarelo todos os distritos de Portugal continental, até às 12h de sábado.

Tudo por causa da “substituição gradual de uma massa de ar polar por uma massa de ar com características de ar ártico (…) transportada do interior do continente europeu”, refere o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Face a estas condições meteorológicas, que potenciam as epidemias de gripe e outras patologias, os centros de saúde de Lisboa e Vale do Tejo, por exemplo, vão ter horários alargados durante a semana e fim de semana face à “maior pressão e afluência de utentes devido ao frio” nas urgências hospitalares, foi anunciado na terça-feira. Também a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) anunciou o “alargamento de horários” em 44 centros de saúde para adequar os serviços “às temperaturas adversas dos próximos dias”, refere o JN.

Os centros de saúde e unidades de cuidados primários, assim como a Linha SNS 24 (808 24 24 24) são as opções recomendadas, pelas autoridades de saúde, como a Direção-Geral da Saúde, para os primeiros sintomas de gripe, antes do recurso às urgências dos hospitais.

Deve agasalhar-se bem, usar roupa confortável e quente para proteger o corpo, assim como acessórios que cubram as zonas habitualmente expostas, como as mãos e a cabeça e pescoço.

Há também que evitar a desidratação e ingerir bebidas e alimentos quentes, como a sopa, e comer várias vezes ao dia para manter as calorias e a temperatura do corpo estável. Devem evitar-se as bebidas alcoólicas. Veja mais recomendações, na galeria, acima.

A pele é outros dos órgãos que se ressente com o frio. Por isso, deve hidratá-la bastante para não ressequir e provocar feridas, cieiro nos lábios ou deixar as mãos gretadas e com frieiras.

Sem descurar a medicina e os produtos tradicionais para tratar das gripes e mazelas do tempo frio, há também opções mais naturais e caseiras que prometem aliviar algum desconforto.

Porque é que não conseguimos dormir com os pés frios?