Tudo o que tem de saber sobre o botox

Sabia que o botox é feito a partir de um dos venenos mais poderosos do mundo? Na galeria irá encontrar esta e outras curiosidades, sobre um dos tratamentos estéticos mais populares do mundo.

A toxina botulínica é o elemento chave do botox, a sua função é impedir a transmissão de um neurotransmissor (acetilcolina), da terminação nervosa para o músculo. Ao bloquear este neurotransmissor, o músculo fica completamente relaxado e a sua contração passa a ser muito menor. Assim as rugas de expressão, formadas e acentuadas com a contração constante dos músculos, acabam atenuadas.

O uso do botox para fins estéticos só existe desde os anos 80, anteriormente era apenas utilizado com fiz terapêuticos relacionados com espasmos musculares. Hoje em dia o botox é muito utilizado com fins estéticos, mas continua a ser aplicado noutros ramos da medicina, como por exemplo na urologia para tratar a bexiga hiperativa, na ortopedia para o tratamento do cotovelo de tenista, mas também em muitos casos de paralisia muscular.

Este procedimento estético é totalmente reversível e apesar de ter riscos bastante reduzidos, deve ser feito apenas com médicos que tenham formação para o administrar, o excesso de produto pode provocar paralisias musculares graves, ainda que temporárias.

O erro que não pode cometer quando aplica pó bronzeador