Tudo o que tem de saber sobre a TPM

Não, não é mito. Todos os meses, antes do aparecimento da menstruação, surge Tensão Pré-Menstrual (TPM), também conhecido como Síndrome Pré-Menstrual (SPM). Afinal, os dias de mau humor, a sensação de inchaço e o desejo (de algumas mulheres) de comer chocolate têm explicação.

São nada mais, nada menos do que o resultado de alterações hormonais femininas com capacidade de interferir no sistema nervoso central da mulher. Alterações, quer emocionais (como irritabilidade, tristeza e insónias) quer físicas (tensão mamária, dores de cabeça e acne), que surgem dias antes do aparecimento da menstruação e queem algumas mulheres são muito marcadas e interferem com a vida diária“, afirma a ginecologista e obstetra Sofia Serrano autora de O Livro da Mulher, lançado na próxima quinta-feira, dia 26 de abril.

O Livro da Mulher, de Sofia Serrano, €17,50

Focado na saúde feminina, sobretudo em questões de ginecologia, o livro de Sofia Serrano responde a uma série de perguntas sobre a SPM (veja na galeria acima). A especialista informa e desmistifica algumas ideias preconcebidas sobre os sintomas vividos por muitas mulheres dias antes da menstruação, alertando para o facto de estes poderem variar de mulher para mulher, tal como a intensidade.

 

Percorra a galeria de imagens para conhecer melhor a TPM e (consequentemente) o seu corpo.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Quando a menstruação chega antes dos 12, a saúde fica em risco

8 mitos da menstruação para destruir já