Isabel dos Santos: como se tornou uma das mulheres mais influentes do mundo

Isabel dos Santos voltou esta quarta-feira, 15 de novembro, a estar no epicentro da atualidade. Foi exonerada da empresa petrolífera Sonangol pelo novo presidente angolano, João Lourenço.

A filha mais velha do ex-presidente angolano, José Eduardo dos Santos, tinha sido nomeada para presidente do conselho de administração da petrolífera pelo pai, em junho de 2016. Na altura, no meio da crise de baixa do preço do petróleo, a sua tarefa foi a de assegurar a reestruturação da petrolífera estatal angolana.

Isabel dos Santos acabou de ser, mais uma vez, considerada uma das mulheres mais influentes no mundo, ocupando a 74ª posição da lista revelada pela revista norte-americana Forbes, no início deste mês.

Na galeria acima fique a saber quem é Isabel dos Santos e o que fez para aqui chegar.

A tomada de decisão relativamente à petrolífera foi confirmada à Lusa pela Casa Civil do Presidente da República, dando conta ainda da exoneração de Carlos Saturnino do cargo de secretário de Estado dos Petróleos, para ocupar a liderança da empresa estatal.

Além de Isabel dos Santos, o Presidente angolano, “usando dos poderes conferidos pela Constituição da República de Angola, tomou a decisão de exonerar” Eunice Carvalho, Edson dos Santos, Manuel Lino Carvalho Lemos e João Pedro dos Santos dos cargos de administradores executivos, bem como Sarju Raikundalia, até agora administrador não executivo.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Reuters