TVI: Patrícia Matos e Leonor Poeiras de saída

montagem patrícia leonor (1)
[Fotografias: Instagram]

A estação de Queluz de Baixo vê sair, em dois dias, dois rostos femininos icónicos. Esta sexta-feira, 17 de julho, o rosto matutino das notícias, a jornalista Patrícia Matos, anunciou que estava de saída da TVI 13 anos depois de ter entrado na estação e de estar, há uma década, no horário das 6.30 às dez horas da manhã.

Uma decisão que vai levar para outros caminhos que não os do jornalismo e para outros projetos.

View this post on Instagram

Entrei por este corredor, hoje, pela última vez. O 'Diário da Manhã' desta 6a f foi o último programa que apresentei na TVI. 10 anos a acordar cedo, convosco, e antes a fazer tantas coisas. Percebi cedo que as pessoas só precisam de um sorriso. De manhã, principalmente. Tentei sempre dar-vos o meu, sei que consegui (quase) sempre. No fim, quero que saibam que todos os dias bebi a vossa energia, a vossa companhia foi essencial para continuar a viver, literalmente.  Acordar antes das 4h da manhã foi 'O' desafio da minha vida. Fomos 1os e fomos 2os. Fomos o que conseguimos ser. Nada disto seria possível sem a equipa absolutamente fabulosa que encontrei: José Manuel Santos, Catarina Fonseca, Carmen Fialho, Patrícia Batista, Alda Martins, Maria João Clara, Ana Gomes. Estou profundamente grata por todas as oportunidades que tive ao longo de 13 anos nesta MINHA, NOSSA, VOSSA TVI. Levo todos no meu coração, mas a mudança faz bem. Mais, faz falta. Uns estarão a pensar que sou louca, outros estarão surpreendidos e até chocados. Os destemidos pensarão que sou corajosa. Estão todos certos.  Se é para sempre? Não sei. O futuro não me pertence mas o presente, sim. No presente digo-vos que vou abraçar outro projecto, fora da televisão. Tenham saudades minhas por que também vou ter saudades vossas. Termino com a frase que mais repeti ao longo destes anos: Acordem com o Diário da Manhã, todos os dias, às 6h30. Bom dia… boa 6a feira!

A post shared by Patrícia Matos (@patriciamatostvi) on

Num processo completamente diferente, Leonor Poeiras revelou em entrevista online ao site Holofote que tinha sido “dispensada da TVI” e que soube “pelas redes sociais”. “Não aceitei substituir Fátima Lopes nestas férias por uma série de conversas e desenvolvimentos no seio da estação”, justificou.

A TVI, através da direção de comunicação, reagiu explicando que havia “outras coisas” para Leonor, mas que ela “não estava disponível para os projetos que tínhamos”. A apresentadora já veio desmentir e revelou, nas redes sociais, que lhe tinha sido proposto trabalho mas por metade do cachet.”No regresso pós-pandemia do Somos Portugal fui contactada para apresentar essa primeira emissão, sim. Ora, por questões de saúde, este é um programa que, infelizmente, tive de deixar de fazer em Dezembro do ano passado, como já é do conhecimento público. Por isso, nesse mesmo telefonema, perplexa, voltei a explicar novamente por que razão não o poderia apresentar”, explicou.

Reveleou ainda: ”Mais tarde confirmei e das três apresentadoras chamadas eu fui a única a quem ofereceram metade do cachet”. “Lamentável ter de escrever estes pormenores, não é? Uma situação inenarrável”.

View this post on Instagram

Foram meses sem poder responder porque ando desaparecida da televisão, sempre à espera de outro desfecho que não este. A primeira parte da entrevista feita pelo Tiago Henriques está na Bio e nos Stories. Obrigada por todas as mensagens ao longo destes meses e perdoem o meu silêncio ❤️

A post shared by Leonor Poeiras (@leopoeiras) on