Tyra Banks criticada por fazer juízos de valor em reality show

tyra
[Fotografia: Instagram]

A supermodelo Tyra Banks está a ser criticada na rede social Twitter pelo seu comportamento “problemático” em episódios antigos do America’s Next Top Model, o reality show produzido pela antiga anjo da Victoria’s Secret, que teve início em 2003 e já conta com 24 temporadas.

Em causa estão alguns vídeos de episódios antigos do America’s Next Top Model, em que a supermodelo estará a provocar toxicidade entre as concorrentes do reality show, a criticar as suas imagens corporais e a fazer troça de várias raças e sexualidades.

Estes vídeos partilhados no Twitter e no TikTok começaram a tornar-se virais no início de maio, com Tyra a dizer a Kim Stolz – uma concorrente homossexual que participou na quinta temporada do programa – para não enfatizar a sua homossexualidade.

Em entrevista em 2008 à MTV, a concorrente falou da sua experiência no programa e disse que “por mais que devamos aplaudir os tópicos subversivos que o programa cobriu – abuso físico e sexual, circuncisão feminina e homossexualidade – também devemos aceitar que houve momentos em que essas questões foram claramente exploradas para puro entretenimento“.

O repentino ressurgimento de vídeos como este levou a que as pessoas fossem ao arquivo do reality show procurar por mais. Foi então que surgiram mais dois vídeos contra Tyra Banks.

Na quarta e décima terceira temporadas do programa, as sessões de fotografias envolviam o escurecimento da pele das concorrentes para que elas pudessem retratar diferentes raças. A polémica em torno desse assunto foi tão grande que Tyra justificou em entrevista que não queria ofender ninguém.

“Peço desculpa a qualquer pessoa que assistiu ao programa e ficou ofendida pelas fotos. Não entenderam a história real por trás delas”, explicou.

Jay Manuel, antigo apresentador, jurado e diretor criativo do programa disse em entrevista à revista norte-americana Variety que se lembra bem desta situação. “Foi muito desconfortável para mim. Tinha medo que me culpassem de eu ter criado aquela sessão fotográfica quando a decisão foi da Tyra”, disse em entrevista.

https://twitter.com/euphorixa/status/1257692031188701188

Houve também duas polémicas à volta de Tyra Banks, por esta, alegadamente, ter desvalorizado abusos sexuais por parte da equipa de produção às concorrentes, na quarta temporada, dizendo que era o participante quem tinha de controlar a situação.

Na sétima temporada, outra concorrente disse que o modelo masculino com quem estava a fazer par era racista em relação a ela, e tanto Tyra como o seu painel de jurados responderam que era o seu dever beijá-lo e encontrar uma maneira de trabalharem juntos.

Durante o programa também existiram casos relativos ao peso das concorrentes. Keenyah Hills, da quarta temporada de America’s Next Top Model foi alvo de críticas relativas à sua dieta durante as filmagens. Nas sessões fotográficas, a concorrente foi forçada a vestir-se como o pecado mortal da gula e com um fato de elefante, enquanto o programa passava efeitos sonoros de trombones e se aproximava do estômago da concorrente. Keenyah Hills foi ainda repreendida pela quantidade de retoques considerados necessários nas suas fotografias.

Embora Tyra Banks possa não ter sobreposto diretamente os sons do trombone, a supermodelo era produtora executiva do reality show. Alguns jurados do programa vieram a público dizer que também tiveram experiências desagradáveis ​​ao trabalhar com Tyra Banks.

Na sua conta pessoal do Twitter Tyra Banks já comentou a polémica e escreveu que concorda com as críticas dos utilizadores. “Olhando para trás, não fiz mesmo as escolhas certas”, pode ler-se na publicação da supermodelo.