U2 prestam homenagem a vítimas do ‘Domingo Sangrento’ com versão acústica

Bono vox u2
[Fotografia: Instagram]

O grupo U2 prestou homenagem neste domingo, 30 de janeiro, às vítimas do “Domingo Sangrento”, no qual 13 pessoas morreram há cinco décadas. A banda publicou uma versão acústica do tema Sunday Bloody Sunday, nas redes sociais.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por U2 (@u2)

No vídeo, iniciado com a mensagem sóbria “30 de janeiro de 2022 – Com amor, Bono & Edge”, os irlandeses Bono, vocalista, e The Edge, guitarrista, aparecem em preto e branco. Imagens impactantes da época encerram a gravação.

Nelas, pode-se ver o padre Edward Daly acenando com um lenço branco manchado de sangue para abrir caminho a um grupo de pessoas que leva John Duddy, que, então com 17 anos, não sobreviveu e é considerado o primeiro morto do “Domingo Sangrento”.

Neste domingo, famílias das vítimas e centenas de pessoas descem às ruas de Derry – denominação preferida pelos norte-irlandeses ao invés do nome oficial, Londonderry, que consideram uma demonstração da dominação britânica – para lembrar os 50 anos do massacre.

Treze homens morreram baleados por soldados britânicos durante uma manifestação pacífica pelos direitos civis dos católicos. Este massacre é um dos episódios mais sangrentos do conflito norte-irlandês entre republicanos católicos, partidários da reunificação da Irlanda, e protestantes que queriam permanecer sob a coroa britânica.