UHF lançam tema ‘Ucrânia Livre’ 30 anos depois de ‘Sarajevo’

Ucrânia Livre
[Fotografia: Captura de ecrã]

“Em segredo, uma vasta equipa trabalhou em velocidade supersónica para tornar isto possível em 48 horas: Ivan Cristiano, António Côrte-Real, João Martins, Rui Dias, Pedro Barros, Pedro Peres, Tetyana Gavrysyuk”, relatou António Manuel Ribeiro, na sua página de Facebook, explicando como nasceu o projeto.

A música está disponível no YouTube e com a letra em português e ucraniano e os fundos obtidos com o tema vão reverter para ações de apoio ao território.

E prosseguiu, lembrando a conversa com a filha mais velha, Carolina Ribeiro: “Recordámos que há 30 anos, ela nascera sob o signo da guerra (Iraque/Koweit) e agora com o seu primeiro filho, o meu neto de ano e meio, acontecia o mesmo. E as palavras nasceram para a melodia solene que há 30 anos compus: por todos, pelos meus e por todos vós, aqui e no resto do planeta, pela PAZ”, acrescentou.

O tema Sarajevo foi reescrito e regravado com nova letra agora para refletir a guerra que está a ser travada na Ucrânia.

“Há 30 anos, reagi à estupidez de uma guerra fratricida, que destruiu os corações e revolveu as cidades dos Balcãs: eram vizinhos contra vizinhos num genocídio étnico-religioso que nos trazia o Holocausto de volta: Sarajevo (verão de 92) foi a canção que escrevi. A ideia tomou a minha consciência quando Portugal, e outros países europeus, receberam os órfãos que uma ponte aérea ia retirando da Jugoslávia”, acrescentou o músico e compositor. “Ucrânia Livre é o meu contributo para minimizar o esforço de todos (os direitos de autor da canção serão entregues para auxílio aos refugiados), para que o Mundo Livre não esqueça que a pata cardada não pode esmagar o desígnio de um povo. Que a canção desperte o melhor que o ser humano tem: solidariedade, amor fraterno, equilíbrio, paz.”