Um bebé na ONU? Jacinda Ardern fez história e as imagens correram mundo

A primeira-ministra da Nova Zelândia fez história, esta semana, ao levar a sua filha de três meses, Neve, a uma sessão da Assembleia-geral da ONU, na sede, em Nova Iorque. Jacinda Ardern discursou na Cimeira da Paz Nelson Mandela e foi a primeira vez que um bebé assistiu a uma assembleia das Nações Unidas. As imagens desse momento inédito na história das Nações Unidas têm corrido mundo (pode vê-las na fotogaleria).

A bebé Neve ficou junto à comitiva neozelandesa, acompanhada pelo pai, Clarke Gayford, que tem tomado conta da criança a tempo inteiro, desde que a primeira-ministra neozelandesa regressou ao ativo, no início do mês passado, depois de ter tirado seis semanas de licença de maternidade.

A reunião da ONU desta segunda-feira marcou também outra estreia. Foi a primeira vez que Jacinda fez um discurso numa assembleia das Nações Unidas. A primeira-ministra neozelandesa discursou na cimeira da paz que prestou homenagem a Nelson Mandela e ao seu legado. Enquanto discursou, o marido, o apresentador de televisão Clarke Gayford, tomou conta da criança, mas noutros momentos da sessão, Jacinda pôde segurar na bebé, cuja presença derreteu os demais delegados presentes.

A decisão de levar a bebé de três meses à reunião – e numa viagem de avião de 17 horas – é justificada, pela governante, pelo facto de ainda a estar a amamentar

A ONU, como partilhou na sua página de Twitter, Clarke Gayford, e como pode ver em baixo, também fez questão de registar o momento histórico, atribuindo um cartão de identificação à bebé.

Jacinda Ardern assumiu o cargo de primeira-ministra em outubro do 2017. Em junho deste ano deu à luz a sua filha e interrompeu a sua atividade governativa para gozar a licença de maternidade, numa decisão inédita no mundo. Foi a primeira governante de um país a fazâ-lo e a segunda primeira-ministra a engravidar e a dar à luz durante o exercício do cargo, depois a paquistanesa Benazir Bhutto. A 6 de agosto Ardern retomou funções.

Primeira-ministra regressa de licença de maternidade e não se fala de outra coisa