Um em cada cinco bebés no Mundo nasce prematuro devido à poluição

shutterstock_394780183
[Fotografia:Shutterstock]

A conclusão parte de um estudo internacional, publicado no ‘Environmental Journal’. De acordo com o artigo, e tendo em conta a análise levada a cabo em 183 países, a causa para estes nascimentos precoces de bebés poderá estar relacionada com as partículas finas, um fenómeno que estará a levar 18% dos bebés a nascer prematuramente. As mesmas partículas são também um fator tão relevante nesta realidade como a saúde, a idade da mãe e as condições socioeconómicas.

O estudo foi desenvolvido na Universidade de York e estipula que, em 2010, nasceram 2,7 milhões de crianças antes do termo da gestação, apontado para as 37 semanas.

A poluição atmosférica pode afetar seriamente um bebé ainda no útero da sua mãe porque – dizem os pesquisadores – tal não atinge apenas quem respira diretamente o ar. Esta realidade parece ser ainda mais evidente quando são estudados os países do sudeste asiático, que têm uma percentagem de 75% de prematuros.

Só a Índia regista um milhão dos 2,7 milhões de recém-nascidos referidos no estudo e a China meio milhão. Os países africanos e do médio oriente também apresentam altas taxas e os investigadores apontam, como causa, as poeiras dos desertos. Na Europa, as taxas de nascimentos de prematuros ronda os 4 a 5%.

Imagem de destaque: Shutterstock