Um em cada três vai trabalhar doente para provar isso mesmo aos colegas, diz estudo

sabotagem
[Fotografia: energepic.com/ Pexels]

Seja por receio de serem vistos como colegas nas fiáveis, seja para não atolar os outros com trabalho ou por volume de trabalho inadiável, mais de 1/3 (38%) diz ir trabalhar doente para provar que estão mesmo indispostos, tendo por base aquelas primeiras razões.

Mas há mais razões, segundo o estudo encomendo por uma marca de produtos para a tosse, um em cada cinco (21%) vão para mostrar o quanto são dedicados, enquanto 18% não confiam nos outros para fazer o trabalho deles adequadamente.

Segundo a análise que auscultou dois mil indivíduos empregados, três em cada quatro trabalhadores ainda sentem a obrigação de ir trabalhar quando estão engripados, embora mais de metade dos colegas (57%) preferisse que os seus colegas doentes ficassem em casa.

Curar a gripe? Esperar que passe…

Segundo a análise, seis em cada dez entrevistados (59%) também acham que a melhor maneira de superar uma gripe é esperar que passem, enquanto 61% crê realmente que não está doente. No entanto, 43% acha que é “egoísta” quando os colegas chegam ao trabalho doentes, com 48% a acreditar que ficaram constipados nos últimos dias por contacto com um colega infetado nos últimos 12 meses. No último ano, o trabalhador médio foi trabalhar em média quatro vezes com sintomas como tosse, dor de cabeça ou dor de garganta.