Um inimigo chamado sono

imagem_abertura_BoasNoites_MelhoresDias_Artigo4_DELAS

Noites mal dormidas podem afetar os nossos dias muito para além do que pensamos. Do trabalho às relações familiares, a forma como dormimos pode mesmo boicotar as nossas vidas.

Problemas cardíacos, obesidade, envelhecimento precoce… estes são alguns dos malefícios mais associados à falta de sono. Mas, para além daquilo que se reflete no nosso organismo, há uma série de consequências associadas às noites mal dormidas que têm especial impacto na forma como nos comportamos e lidamos com os outros.

Dormir é uma parte essencial das nossas vidas. Tão essencial, aliás, que quando somos privados do sono podemos mesmo acabar transformados em alguém que não reconhecemos. Em 2006, um grupo de cientistas do Walter Reed Army Institute of Research, nos Estados Unidos, concluiu que a falta de sono nos leva a perder o sentido de humor. De acordo com os autores deste estudo, perceber uma piada ou achar graça a algo é um processo bastante complexo que exige atenção, memória e pensamento divergente, funções essas que são controladas pelo córtex pré-frontal, uma área do cérebro especialmente afetada pela falta de sono.

E não é apenas o nosso sentido de humor que é prejudicado pelas más noites. Um estudo da Universidade da Pensilvania, de 1997, verificou que os indivíduos que dormiam apenas 4,5 horas por dia indicavam sentir-se mais stressados, zangados, tristes e mentalmente exaustos.

Não é difícil perceber o impacto que estas condições podem ter na forma como nos comportamos no dia-a-dia e como lidamos com aqueles que nos rodeiam. A família é, muitas vezes, a primeira prejudicada pela falta de sono. E em alguns casos, não dormir pode mesmo arruinar uma relação. Um estudo de 2013, da Universidade de Berkeley, concluiu que os casais tendem a ter mais conflitos após dormir mal. E quando atribuímos a culpa das noites mal dormidas ao nosso parceiro, seja porque se mexe ou faz barulho ao dormir, não surpreende que nos sintamos ainda mais irritadas e agressivas – e que as discussões se tornem ainda mais frequentes.

Mas se a falta de sono tem efeitos em casa, no trabalho a situação não é diferente. Um estudo de 2017 concluiu que a privação do sono pode interferir com a capacidade das células cerebrais comunicarem entre si, acabando por provocar sintomas semelhantes aos do consumo de álcool, afetando a memória e a perceção visual. Posto por outras palavras: tornamo-nos menos eficazes e produtivas.

Sendo o stress uma das causas para dormir mal, é fácil perceber como os problemas provocados pela falta de sono podem dificultar, ainda mais, o momento de dormir. Suplementos alimentares como Sleep +, que é constituído por cápsulas de tranquilidade para a noite e comprimidos de energia para o dia, podem ajudar a reduzir a irritabilidade e, com isso, combater as noites mal dormidas. A cápsula tem propriedades calmantes graças à camomila, valeriana e passiflora e o comprimido de Sleep +, inclui vitaminas essenciais para as funções cerebrais e magnésio, ajudando a recuperar a vitalidade e energia necessárias para enfrentar o dia-a-dia e reequilibrar o seu biorritmo. Basicamente tudo o que é necessário para que o sono seja, novamente, um aliado na sua vida.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.