Um lápis e uma régua. Tudo o que precisa para saber se o corte bob lhe fica bem

pexels-rodnae-productions-7755513
[Fotografia: Rodnae Productions/Pexels]

Testar um corte de cabelo sem mexer um centímetro que seja no tamanho é possível através de aplicações disponíveis nos telemóveis. Estas conseguem antecipar como ficará um determinado penteado antes mesmo de ter de tomar decisões radicais, na cadeira do cabeleireiro.

Ainda assim e se é das que gosta de tomar estas decisões na posse de todas os dados, há pequenos passos e regras simples que podem ajudar a decidir melhor se deve ou não avançar para a tesourada.

Numa altura em que o bob se consolidou como uma das maiores tendências do momento – com celebridades a tomarem a dianteira e a surgirem em múltiplas opções como o bob francês, balayage ou bixie -, saiba que é fácil antecipar como lhe ficará um corte de cabelo desta natureza. E a regra de ouro implica o uso de uma régua, de um lápis e, claro, de um espelho.

Deverá estar de cabeça direita e bem de frente para o espelho, colocar um lápis na horizontal sob o limite do queixo e uma régua aposta sobre a ponta do lóbulo da orelha e cruze perpendicularmente o referido lápis. Depois, é tempo de tirar medidas.

De acordo com o modelo criado pelo fundador de produtos capilares John Frieda, segundo a edição mexicana da revista Glamour, a fronteira aponta para uma média de 5,7 centímetros. Se a medição for inferior àquele valor, então pode arriscar sem medo num corte de cabelo bob ou mesmo curto. Por oposição, se a distância entre o lóbulo da orelha e o limite inferior do queixo for maior do que 5,7 centímetros, então aconselha-se a que os fios continuem longos.

É de ressalvar, porém, que este gesto simples não prescinde uma análise que compreenda e contemple a dimensão e o tipo de rosto bem como a textura do cabelo.