Um supermercado onde tudo é biológico

Frutas, vegetais, vinhos, cosmética e até bebida de Cola. Tudo é biológico nos supermercados Brio. Nas oito lojas espalhadas pelo País – seis na grande Lisboa, uma no Estoril e outra em Aveiro – só se vendem produtos sem químicos certificados pela União Europeia.

Encher a despensa de casa só com produtos naturais ainda não é uma prioridade na maioria das famílias portuguesas. Até porque, geralmente, os produtos biológicos são mais caros. No entanto, António Alvelos, diretor-geral do Brio, garante que essa realidade está a mudar.


Leia também o artigo: 10 dicas para uma alimentação ‘low cost’


“Cada vez há mais pessoas com a preocupação de consumir produtos biológicos. O preço pode influenciar no processo de decisão, mas é uma questão de prioridades. Se calhar quem dá mais importância à alimentação prefere investir em produtos biológicos, poupando, num futuro próximo, em medicamentos e problemas de saúde”, explicou ao Delas.pt António Alvelos.

Frutas e vegetais biológicos têm mau aspeto?

As frutas e legumes biológicos são os alimentos mais procurados pelos cerca de 50 mil clientes dos supermercados Brio. Começam por este tipo de produtos por terem preços próximos daqueles que são praticados nas grandes superfícies comerciais e, de vez em quando, têm surpresas. “Quando há excesso de produção, os produtos biológicos da época são mais baratos aqui do que no convencional”, conta o diretor-geral do Brio.

Desengane-se quem pensa que os produtos agrícolas biológicos têm mau aspeto. Atualmente, o supermercado já não aceita alimentos que não sejam bonitos de se ver. “A falta de aspeto equivale à falta de profissionalismo, é um patamar que os nossos produtores têm de ultrapassar para poderem vender aqui os seus produtos. Têm de ser bonitos e de bom calibre”, sublinha o empresário.

Mas nem só de frutas e legumes se faz este negócio. Há alimentos próprios para bebés e crianças, sem glúten, e tudo o que precisa a nível de cosmética: champôs, gel de banho, esfoliantes, óleo para massagem e cremes nutritivos que, por serem biológicos, previnem alergias.