Um tablet (muito) em conta e um robô que põe toda a família a rir

zowi

Quer um tablet razoável sem ter de gastar muito dinheiro? O Aquaris M8, da BQ, pode ser uma boa opção. Experimentei-o durante uma viagem que fiz até à Madeira em trabalho, durante um fim de semana. O facto de ser pequeno, com um ecrã de 8 polegadas e apenas 350 gramas de peso, torna-o ideal para transportar numa mala de viagem ou mochila, para qualquer lado.

Durante a viagem vi alguns filmes que descarreguei da Netflix e comprovei que, apesar de ser apenas HD e não Full HD, tem sempre uma ótima qualidade de reprodução de conteúdos multimédia. E o mesmo acontece com os jogos Android.

tablet-bq

A duração da bateria também é razoável. Se quiser utilizá-lo para desfrutar de uma daquelas tardes de inverno que passa em casa a ver filmes e séries, este tablet dá-lhe uma autonomia de cinco horas. Já se a utilização não for intensiva, essa autonomia estende-se aos dois dias. O melhor de tudo é que custa apenas 179,90 euros.

Um robô que nos deixou a chorar de tanto rir

O Zowi é uma das primeiras aventuras da BQ na robótica. Além de divertir miúdos e graúdos também é uma ótima forma de aprender conceitos de programação através de uma linguagem simples. E aprende tudo apenas a escolher o tempo que quer que o robô esteja parado, quantos passos deve dar e as emoções que quer expressar.

zowi

Assim que tirámos o Zowi da caixa e o ligámos, o robô começou logo a dançar. Os movimentos inesperados, aliados ao aspeto amigável do brinquedo, fizeram com que não conseguíssemos conter as lágrimas de tanto rir.

Com 461 gramas de peso e uma bateria com autonomia para oito horas de funcionamento, o Zowi pode ser controlado através de uma aplicação bastante intuitiva – perfeita para os mais novos – da BQ. O facto de não ter uma app compatível com iOS é uma desvantagem, mas se tiver um iPhone pode sempre recorrer à plataforma online Bitblogs, também da marca espanhola, para controlar o robô.

O conceito de comunidade associado a este brinquedo também se revelou bastante interessante. Dá-nos a oportunidade de, se não quisermos construir de raiz os comandos para o Zowi, pesquisar ações já predefinidas na página do projeto, que foram carregadas por outros utilizadores do robô.

A este robô de 99,90 euros ficam a faltar mais botões programáveis e reconhecimento de comandos de voz.


Os mais lidos:

1.

2.

3.