Uma princesa da Disney para cada mês de gravidez

É provável que a personagem principal da história que lhe vamos contar não lhe seja estranha. Eva Barros tem 31 anos e já entrou pelas casas de milhões de portugueses ao interpretar personagens nas séries de televisão Morangos Com Açúcar, da TVI, e Lua Vermelha, da SIC. Ou talvez a tenha visto no cinema, no filme Os Gatos Não Têm Vertigens. Há pouco mais de uma semana a atriz foi mãe de uma menina e revelou a sessão fotográfica que fez durante os nove meses de gravidez, vestindo-se de nove das suas princesas preferidas da Disney.

“Gosto muito do mundo imaginário e sobretudo das princesas da Disney, dos contos, das fábulas, de todo o universo da Disney no geral. Entretanto um dia sonhei que estava vestida de princesa grávida e pensei: ‘Que tal se eu me vestisse de princesa em cada mês?’. Foi um bocadinho difícil selecionar as nove princesas, escolhi as que para mim tinham mensagens mais fortes”, explica ao Delas.pt Eva Barros.

Depois de escolher as princesas, a atriz precisava de um fotógrafo, dos fatos e dos locais que representassem, na perfeição, o ambiente mágico de cada uma das personagens.

Elsa, do filme Frozen, foi a última princesa escolhida por Eva e também a mais difícil de fotografar

A fotógrafa foi fácil de escolher. Falou com Luísa Starling, que tem registado em imagens alguns dos momentos mais importantes da sua vida. A fotógrafa vive em Londres, mas achou a ideia “incrível desde o início” e conseguiu fotografar Eva todos os meses. Até na Disneyland Paris.

“Nos últimos três, quatro meses desdobrámo-nos de mil formas para que, de cada vez que eu viesse a Lisboa, pudéssemos juntar-nos para as fotografias e para mantermos o crescimento da barriguinha sempre fiel”, recorda Luísa Starling.

Elsa, do filme Frozen, foi a última princesa escolhida por Eva e também a mais difícil de fotografar.

Para os vestidos, a atriz contou com a preciosa ajuda da avó e de uma colega de trabalho

“Pensámos que já não iria acontecer porque estávamos a ficar muito próximas da data de nascimento da bebé, mas tive de vir a Portugal numa pequena emergência e contactei a Eva. Foi mesmo o culminar de uma aventura incrível e que nunca esquecerei”, revela a fotógrafa.

Para os vestidos, a atriz contou com a preciosa ajuda da avó e de uma colega de trabalho, “que é muito boa a costurar”.

“Quero dizer-lhe que não há só princesas boazinhas”

Com esta sessão fotográfica tão original, Eva Barros pretende contar mais tarde, à recém-nascida Maria Bonita, como teve uma gravidez tão calma e divertida.

“Quero também dizer-lhe que não há só princesas boazinhas que estão à espera que o príncipe as venha buscar, nem só princesas guerreiras. Todas as personagens, tal como na vida real, têm o seu lado de sol e de escuridão. Nós mulheres temos trilhado um caminho difícil na história da humanidade e da sociedade. Tenho muito orgulho em ser mulher e que a minha filha seja mulher também”, acrescenta a atriz.