Uma obra de arte solidária com a assinatura de Wasted Rita

Uma das artistas portuguesas de eleição de Madonna, Wasted Rita, juntou-se à marca de calçado portuguesa Freakloset para uma colaboração limitada e solidária. A artista personalizou um modelo de calçado da marca, e os lucros das vendas revertem para a associação UMAR- União de Mulheres Alternativa e Resposta. Os sapatos refletem a visão de empoderamento feminino de Wasted Rita, e se se apressar ainda por agarrar um dos 50 pares disponíveis.

Não sabemos se Madonna já adquiriu um par, mas é certo que se rendeu ao trabalho da ilustradora portuguesa pouco tempo depois de se ter mudado para Portugal. Além de ter partilhado trabalhos da artista várias vezes na sua conta de Instagram, a rainha da pop parece ter feito inclusive uma tatuagem na perna com uma das obras de Wasted Rita.

O Delas.pt esteve à conversa com Wasted Rita, que nos explicou que a inspiração para a criação deste modelo partiu do seu próprio trabalho, dos seus valores, da observação de mulheres no dia-a-dia e dos desafios que enfrentam. “Inspirei-me só em mulheres a andar na rua, estereótipos que como mulheres temos que enfrentar todos os dias e transformei isso em desenhos”, conta a artista.

O convite surgiu da Freakloset, como nos explica Joana Lemos, Designer e Fundadora da marca, mas a escolha da instituição partiu da artista portuguesa, que já conhecia a UMAR. “Quando estava na escola a estudar artes tinha um trabalho para fazer com uns colegas sobre violência doméstica, e fui visitar a UMAR para ouvir depoimentos. Desde então sempre quis ajudar a UMAR, e senti que esta proposta era o momento certo para o fazer”, revelou.

Os lucros obtidos com as vendas reverterão então para a UMAR, mais concretamente para o seu projeto Art’themis+ , que leva até escolas de vários pontos do país formações acerca da importância da igualdade de género, da não discriminação ou de outros aspetos relacionados com violência, seja ela física ou psicológica.

Os sapatos estão disponíveis para mulher e homem, e pode escolher entre duas solas diferentes: uma totalmente preta, e a outra em tons de cor de laranja, a imitar chamas. Têm um custo de 350€ e estão disponíveis para venda no site da Freakloset.

Além de serem uma obra de arte, estes sapatos têm outra particularidade. Segundo a artista, a mensagem que pretende transmitir com este modelo, além de alertar para a importância de ajudar instituições como a UMAR, é o facto de terem um super-poder. “Como artista gostava que a mensagem fosse que estes sapatos têm um super-poder, que quando as pessoas saem à rua com eles se sintam seguras”, explicou.

Percorra a galeria acima para conhecer os sapatos.

15 celebridades portuguesas em lingerie e sem photoshop

A influencer mais famosa do mundo lançou uma coleção de ténis para a Converse