UMAR recebe ativista francesa contra a Mutilação Genital Feminina

Mutilação-genital-feminina
[Fotografia: DR]

A excisão vai ser tema de debate este sábado, 26 de janeiro, em Lisboa, a partir das 15.00 horas. O Centro de Cultura e Intervenção Feminista da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), situado em Alcântara, vai ser o palco para o tema Mulheres excisadas em França: a reconstrução da genitália.

A conferência de entrada livre, lê-se em nota enviada à comunicação social, “contará com a participação de Adia Sakira, ativista francesa contra a mutilação genital feminina, que abordará a situação das mulheres submetidas a esta prática no contexto dos processos de reconstrução da genitália naquele país”.

Sakira tem vindo a acompanhar raparigas na construção do seu projeto profissional, tem estado envolvida, há mais de uma década, “em projetos de serviço social, animação e educação popular em França” e tem trabalhado em “questões da igualdade de género e no combate e prevenção da mutilação genital feminina”.

Do seu percurso faz parte a integração na plataforma francesa Excision, Parlons-en! (Excisão, falemos!, em tradução literal) criada em 1991 e que tem por missão, entre outras, “promover o fim da mutilação feminina”, contando com especialistas na integração, formação e educação das vítimas desta prática.

Imagem de destaque: Shutterstock

Centros de saúde vão ter formação para lidar com mutilação genital feminina