Unhas: o sinal que não deve ignorar e que alerta para perigos sérios na saúde

Unhas sinais cancro da pele melanoma
[Fotografia: Dagmara Dombrovska/Unsplash]

As unhas podem ter um sombreado preto ou cores estranhas à volta. Caso isto aconteça, consulte um médico porque pode prevenir o cancro da pele.

A indicação foi dada pela Associação Americana de Dermatologia, neste mês que agora termina e que é dedicado à consciencialização do cancro. A especialista em dermatologia de Norwell, Massachusetts, Skylar Souyoul, revelou que se as unhas tiverem uma fita preta ou castanha a percorrer a superfície por completo, tem de se ter atenção porque pode ser uma consequência de melanoma.

Nesta situação, este tipo de sombreado surge quase sempre na mão ou pé dominante da pessoa. Quando se tem cancro da pele, segundo um estudo publicado em 2016, este é um dos primeiros sinais.

Outro dos sintomas é a cor da pele à volta das unhas. Em indivíduos que têm melanoma, por vezes, esta zona fica mais escura do que o normal. Mas não só. Se a unha estiver a partir, a sangrar ou a descolar também é caso para fazer perguntas.

“Melanoma nas unhas é quase sempre descoberto num estado mais avançado do que na pele o que faz com que seja mais perigoso para a saúde”, salvaguardou Skyler Souyoul.

Segundo o professor assistente da George Washington University School of Medicine & Health Sciences, Vishal Patel, o cancro na pele aparece com maior frequência em pessoas com maior nível de melanina. Como tratamento, Skylar Souyoul assume que, quando descoberto cedo, o cancro na pele é tratável.