UNICEF pede libertação de crianças-soldado

RTX1YJZ9
AppleMark

Todos os dias os direitos das crianças são violados no Sudão do Sul, em África. Através do Grupo de Trabalho das Nações Unidas Monitoring and Reporting Mechanism (MRM) a UNICEF tem registado o recrutamento por grupos armados, homicídios, mutilações, ataques contra escolas e hospitais, violações e raptos. Estima-se que desde 2013, altura em que começou o conflito no país, os agentes armados já tenham recrutado 16 mil crianças. Desde o início deste ano foram mais de 650. Na luta pelo bem-estar das crianças, a organização pede agora o “fim imediato do recrutamento de crianças e a sua libertação incondicional por parte dos agentes armados” do Sudão do Sul.

Mabior Garang, antigo ministro da Irrigação do Governo de Unidade Nacional e atual presidente do comité de informação da oposição armada leal ao líder rebelde Riek Machar, afirmou na quinta-feira que a fação rebelde está satisfeita com a decisão do Conselho de Segurança de aumentar a força de paz da ONU no país. Apesar desta garantia e de já ter existido um compromisso político para colocar um ponto final no recrutamento de crianças-soldado, a UNICEF não tem dúvidas de que os mais pequenos continuam a ser usados para combater.


Leia também o artigo: Chibok: raparigas raptadas há dois anos aparecem num vídeo


“O que todos nós tínhamos sonhado para as crianças deste jovem país tornou-se um pesadelo. No atual período extremamente precário da breve história do Sudão do Sul, a UNICEF teme que possa estar iminente um aumento exponencial do recrutamento de crianças”, revelou Justin Forsyth, adjunto do diretor executivo da UNICEF, depois de ter visitado o Sudão do Sul.