‘Os Simpsons’ dão origem a curso de Filosofia

Homer é o patriarca da família Simpson
Homer é o patriarca da família Simpson

A histórica série televisiva ‘Os Simpsons’ não surpreende apenas pelos seus méritos de previsão. Depois de ter voltado a adivinhar o futuro, com a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos da América, é agora a filosofia latente na série que serve de objeto de estudo.

Um novo curso inspirado na família amarela, criado pela Universidade de Glasgow, intitula-se através da interjeição característica do patriarca Homer: D’oh! Os Simpsons Apresentam Filosofia. “‘Os Simpsons’ são um projeto de cultura popular muito sofisticado, com abrangência e profundidade muito alargadas, e está repleto de temas filosóficos”, explicou o tutor universitário e criador do curso, John Donaldson.

O plano de estudos tem como base a relação dos grandes pensadores com o que é transmitido através da série, sublinhou Donaldson: “‘Os Simpsons’ são um dos maiores artefactos culturais do mundo moderno muito graças à abundância de pensamento filosófico. As ideias de Aristóteles, Kant, Marx, Camus e vários outros grandes pensadores são representadas na forma mais pura: os cartoons.”

Com o preço de 35 euros, D’oh! Os Simpsons Apresentam Filosofia tem provado ser um sucesso junto da comunidade escolar e não só: “O curso tem sido incrivelmente popular nas redes sociais. É viral. Nunca tivemos este tipo de resposta.” O docente sustentou ainda a existência deste curso com o facto de Matt Groening, criador de ‘Os Simpsons’, ter sido estudante de filosofia, alegando que “essa característica se nota em cada episódio.”

O curso arranca a 14 de janeiro e já se encontra esgotado, com uma segunda edição prevista para o dia 24 do mesmo mês. Qualquer pessoa se pode candidatar às vagas, não tendo que ser, necessariamente, um aluno da instituição.