Universidade de Oxford pede desculpa por imagem do Dia da Mulher

A Universidade de Oxford, em Inglaterra, pediu publicamente desculpas, depois de ter sido divulgada uma fotografia de uma empregada de limpeza a remover a frase ‘Feliz Dia Internacional da Mulher’, grafitada nas escadas de um edifícios da instituição, precisamente no Dia da Mulher, 8 de março.

A imagem foi partilhada por uma professora de Oxford, na sua página de Twitter e causou indignação generalizada, pelo excesso de zelo dos seguranças da universidade, na data em que se assinalou o Dia Internacional da Mulher, e pelo contraste de papéis reforçado pela mesma efeméride: Uma mulher esfrega as escadas enquanto outros quatro funcionários observam.

“A segurança de Oxford faz uma mulher da limpeza esfregar [o graffiti] ‘Feliz Dia Internacional da Mulher’ nas escadaria de Clarendon. Que imagem para o #DIM, na @UnivdeOxford”, escreveu Sophie Smith, professora associada de Teoria Política, em Oxford.

A universidade veio posteriormente desculpar-se, também no Twitter, manifestando “lamentar profundamente” o incidente, acrescentando que tal “não devia ter acontecido”. “Estamos profundamente arrependidos por isto e pela ofensa causada. O Dia Internacional da Mulher é importante para Oxford. Isto não devia ter acontecido”, escreveu a instituição.

A professora Sophie Smith respondeu ao pedido de desculpas da universidade, pedindo-lhe que desse à empregada de limpeza: “um pedido de desculpas sentido, uma chávena de chá quente, o resto do dia de folga e, juntamente com todo o pessoal em situação precária, um salário suficientemente bom para viver nesta cidade”.

O Dia da Mulher foi assinalado um pouco por todo o mundo com manifestações, marchas e protestos. Espanha assistiu à primeira greve geral de mulheres e a uma das maiores da história do país. Veja as imagens na fotogaleria, em cima.