Ursula Von der Leyen torna-se a primeira mulher presidente da Comissão Europeia

ursula-von-der-Leyen-RT-Hannibal-Hanschke
Ursula von der Leyen [Fotografia: Hannibal Hanschke/Reuters]

A margem foi curta, mas suficiente para dar luz verde a Ursula Von de Leyen, 60 anos, como presidente da Comissão Europeia. Com 383 votos a favor, 327 contra e 22 abstenções, a ministra da Defesa da chanceler alemã Angela Merkel ganhou esta terça-feira, 16 de julho, em Estrasburgo, o passaporte necessário e torna-se a primeira mulher a ocupar este cargo.

Uma eleição para uma Europa cada vez mais dividida e num Parlamento que exige agora mais entendimento entre todas as famílias políticas, como ficou provado nas longas negociações para a indicação de um nome.

Uma das suas medidas já divulgadas passa pela paridade no órgão que agora vai presidir. “Quero uma Comissão com metade de comissários homens e metade mulheres”, disse Von der Leyen durante uma reunião, em Bruxelas, com o grupo parlamentar liberal do Renovar Europa (ex-ALDE), o terceiro maior da assembleia,

A atual Comissão Europeia liderada por Jean-Claude Juncker tem 19 comissários contra apenas nove comissárias, e, em 2014, por ocasião da formação do seu colégio, o presidente do executivo comunitário, que já na altura também pretendia ter 14 comissárias, teve mesmo de interceder junto das capitais para apresentarem candidatas do sexo feminino.

Leia mais em dn.pt

Imagem de destaque: Reuters

A antiga atleta e a mãe de sete. Lagarde e Ursula, as mulheres para a difícil Europa

Christine Lagarde demite-se do Fundo Monetário Internacional