Usa emojis no trabalho? Cuidado, pode estar a comprometer uma promoção, diz estudo

emojis
[Fotografia: ROMAN ODINTSOV/ Pexels]

O uso de emojis, GIF’s, memes e afins são elementos integrantes da nossa comunicação. Não só servem para exprimir sentimentos como ainda tornam a troca de mensagens muito mais interativa e apelativa.

Mas a verdade é que não devemos usar este tipo de comunicação em todos os contextos. De acordo com um estudo, realizado por cientistas da Coller School of Management, da Universidade de Tel Aviv, Israel, o recurso a este tipo de linguagem em contexto de trabalho pode enfraquecer a sua comunicação perante os colegas que usam apenas palavras.

Segundo o mesmo estudo não importa se quem manda o emoji ou fotografia é CEO, por exemplo, estes bonecos ou fotografias em e-mails ou Zoom vai torná-lo sempre mais fraco e menos autoritário perante os restantes colegas.

Os especialistas chegaram a estas conclusões ao analisar um conjunto de respostas fornecidas por um grupo de participantes nos Estados Unidos da América e depois de visualizarem mensagens verbais e pictóricas em vários contextos.

Um dos exercícios do estudo passava por imaginar vários cenários do dia-a-dia. Uma dessas experiências era imaginar alguém num supermercado com uma t-sirt da equipa de basebol Red Sox. Metade do grupo viu uma camisola com as palavras “Red Sox” e a outra metade com o logótipo.

Os resultados mostraram que quem viu a logótipo verbal considerou a pessoa mais poderosa que a que tinha o logótipo pictórico.

Em suma, os responsáveis por este estudo afirmam que os funcionários que usam palavras em vez de imagens para ‘sinalizar poder’ tendem a ser mais propensos a receber promoções no trabalho.