Usar maquilhagem na praia é possível?

Se há quem estranhe ver alguém com maquilhagem na praia, também há quem não abra mão da base ou da máscara de pestanas só por ir a banhos. Descabido? Nem por isso, garante ao Delas.pt Diego Schober, maquilhador da marca Make Up Factory.

O importante é ter alguns cuidados (conheça-os na galeria acima), começa por alerta o especialista em maquilhagem. Não só porque grande parte dos produtos não contém proteção solar, como também para evitar borrar a pintura dentro de água.

Comecemos pela indispensável proteção solar. “O protetor solar já é, por si só, muito oleoso. Isso faz com que, ao aplicar a maquilhagem esta não fixe corretamente, podendo ficar a pele manchada”, explica Diego Schober.

Solução? Sim, existe, e é só uma, refere o maquilhador: tem que utilizar uma base de maquilhagem com proteção solar integrada. “A Make Up Factory criou uma base com proteção solar de fator 30, especialmente pensada não só para quem vai para a praia, como também para pessoas que têm de ficar ao sol durante muito tempo e querem ou precisam de usar maquilhagem”, conta o maquilhador.

Anti Pigmentation Base SPF 30, Make Up Factory

Este produto é transparente e funciona como uma pré base, preparando a pele para a maquilhagem que se vai fazer a seguir: “Basta aplicar depois da rotina de cuidados com a pele e antes da aplicação da maquilhagem”, explica Schober.

Para quem não quer utilizar uma base, existem outras opções mais leves. Alguns cremes de rosto com cor, como BB Creams e CC Creams, já possuem proteção UV e permitem uniformizar a tez sem descurar a saúde da epiderme.

Quanto às sombras, Schober aconselha evitar os tons escuros. Defensor de maquilhagens mais leves e frescas nesta altura do ano, o especialista sugere: “Gosto de trabalhar com o efeito do sol, nomeadamente com a reflexão da luz solar no rosto. Pode-se por exemplo, aplicar um highlighter de brilho no centro das pálpebras. Nem é preciso aplicar muito, nem em toda a superfície da pálpebra. Basta preencher cerca de um centímetro da pálpebra que irá dar logo um toque mágico ao olhar”.

No entanto, as cores não têm de ficar de fora. Existem tons coloridos e alegres que podem fazer a diferença num look de praia: “O turquesa, os dourados, assim como o coral fazem lembrar o fundo do mar” e podem ser boas apostas.

Tanto à beira-mar, como na piscina, é ainda importante ter em conta a impermeabilidade de alguns produtos. Por exemplo, eyeliners, sombras de olhos e máscaras de pestanas devem ser à prova de água para que, com o calor e, claro, com as idas à água, não acabe a maquilhagem por ficar toda borrada.

Percorra a galeria acima para (re)ver as dicas do maquilhador Diego Schober para uma maquilhagem bonita e resistente à praia sem comprometer a saúde da pele.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Truques infalíveis para uma maquilhagem resistente ao calor

Estes sete gestos estão a provocar-lhe manchas na pele