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Uterqüe vai encerrar todas as lojas em Portugal e integrar a marca na Massimo Dutti

[Fotografia: Instagram/ Uterqüe]

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O grupo espanhol Inditex vai encerrar todos os espaços físicos da Uterqüe em Portugal e em outros 15 mercados. A empresa detentora da Zara, Berskha, Pull&Bear e, entre outras, Stradivarius e Oysho vai reintegrar aqueles espaços em algumas lojas específicas da Massimo Dutti (MD), alargando também a integração ao online. “A Uterqüe vai estar presente dentro do site da MD e numa zona devidamente identificada”, explica ao Delas.pt fonte oficial da companhia.

Por junto, serão encerradas seis lojas físicas em Portugal: três em Lisboa (Amoreiras, Colombo e Cascaishopping) e Norte (NorteShopping, Mar Shopping e Braga Parque). Uma medida que deverá começar a ganhar efetividade “ao longo do início de 2022”, apontando-se, assim, para o primeiro trimestre.

Fonte oficial garante ainda que os 40 a 50 trabalhadores da Uterqüe “serão absorvidos nas outras marcas”. “Não haverá lugar a despedimentos”, reitera o mesmo responsável.

As razões desta decisão, numa altura em que a empresa regista lucros de quase 1,3 milhões de euros de lucros no primeiro semestre de 2021, prendem-se com “a estratégia de transformação da empresa, reforçando uma maior presença da Uterqüe em mais mercados”, justifica o mesmo elemento ao Delas.pt. Recorde-se que esta linha está presente em 16 regiões com 80 lojas e a Massimo Dutti tem 650 espaços físicos em 74 mercados

Vendas online aumentaram 36% em 2020 face a 2019

Segundo informação enviada esta quarta-feira, 15 de setembro, à Comissão Nacional do Mercado de Valores (CNMV) espanhola, as vendas no primeiro semestre do seu ano fiscal de 2021 totalizaram 11.936 milhões de euros, mais 49% do que em 2020, e, a taxas de câmbio constantes, o crescimento foi de 53%.

A empresa teve estes resultados apesar de uma redução de 15% no horário do comércio, limitações e restrições de capacidade devido à covid-19.

Por outro lado, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) cresceu 109%, para 3.101 milhões de euros.

As vendas online, a taxas de câmbio constantes, aumentaram 36% nos primeiros seis meses em comparação com 2020, e 137% em comparação com 2019, tendo a empresa como objetivo que exceda 25% do total de vendas de 2021. O objetivo desta operação é tirar partido da penetração e projeção que a Massimo Dutti tem há vários anos em mercados internacionais como o dos Estados Unidos da América, Canadá, México e Turquia.

A Inditex indicou também que 99% das suas lojas estão atualmente abertas, as vendas estão a voltar ao normal e as vendas online continuam a crescer.

No final do semestre, o grupo tinha 6.654 lojas, após a abertura de 92 novas lojas em 27 mercados em todo o mundo.

A empresa, que pagará um dividendo de 0,35 euros por ação em 02 de novembro próximo, investirá cerca de 900 milhões de euros por ano entre 2020 e 2022.