Vacinação de crianças: as regras, as datas e os detalhes

dentes bebés saúde corpo e mente estudo pesquisa
[Fotografia: Annie Spratt/Unsplash]

A Direção-Geral de Saúde apresentou esta sexta-feira, 10 de dezembro, os detalhes de vacinação de crianças entre os cinco e os 11 anos. Vacinas vão começar pelos mais velhos e já este mês. Confirme ao detalhe o que está ser apresentado.

A vacinação para crianças vai avançar, uma decisão a ser tomada pelos pais em conjunto com os especialistas que acompanham os filhos. Embora a Direção-Geral de Saúde (DGS) fale em testagem e eficácia comprovada nos mais novos, numa decisão que foi apresentada como unânime, a verdade é que medida não é socialmente consensual.

Apesar disso, a DGS e a sua responsável, Graça Freitas, avançaram, nesta sexta-feira, 10 de dezembro, detalhes da inoculação, com Portugal a receber 1,5 milhões de doses pediátricas até março.

A vacinação arranca já a 18 e 19 de dezembro, começando pelos mais velhos, de 11 e 10 anos. Um calendário que foi apresentado pelo secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales. O responsável adiantou depois que a 6, 7, 8 e 9 de janeiro serão inoculadas as crianças entre os nove e os sete anos. No fim de semana seguinte, será a vez dos que têm 6 e 7.

A caminho do fim do mês, a 22 e 23 de janeiro, será a vez das crianças de cinco anos. Já as segundas doses, começam a estar previstas para o período entre 5 de fevereiro e 13 de março. Cumpre-se, assim e de acordo com o que foi revelado por Graça Freitas, o uso de “uma vacina pediátrica da Pfizer e apenas esta porque é a que está licenciada”. Inoculações que vão ter lugar “num intervalo entre doses que a Comissão Técnica de Vacinação recomendou é de 6 a 8 semanas”, referiu a diretora geral da Saúde.

Já os menores que estiveram infetados com covid-19, estes terão de esperar, segundo a mesma responsável, pelo menos 90 dias após o diagnóstico do vírus e a toma da primeira dose da vacina.

Ainda durante esta tarde, a DGS revelou o parecer da Comissão Técnica de Vacinação contra a COVID-19 e que pode ser consultado na íntegra aqui.