Vai à praia? Não saia de casa sem ver isto

Young woman using mobile phone while drinking juice at beach bar.
[Fotografia: Istock]

A época balnear está aberta a partir deste sábado, 6 de junho, mas há areais cujas regras ainda estão por especificar. Certo é que em semana de feriados e sol prometido, estender a toalha vai ser a realidade de muitos. Para se manter protegida e proteger os outros, para evitar filas e não sair frustrada de um dia que devia ser de descanso, saiba que deve consultar o seu telemóvel antes de se dirigir à praia que escolheu.

A aplicação InfoPraia, desenvolvida pela Agência Portuguesa do Ambiente e inicialmente pensada para comunicar informações sobre os areais, irá também agora fornecer dados sobre o estado de lotação das praias e se haverá ou não margem para mais um veraneante. Esta nova valência fez disparar a app, no dia seguinte ao seu anúncio, para os lugares cimeiros das mais descarregadas: tendo ocupado, a 16 de maio, o primeiro lugar na App Store e 16º na Play Store (estava antes em 112º lugar).

Imagem da app InfoPraia
Imagem da app InfoPraia

Mas esta não é a única. A Posso-Ir? é uma outra ferramenta e que também conta com o envolvimento da Agência Portuguesa do Ambiente. Financiada pela Fundação Gulbenkian e Fundação EDP, com a parceria da DECO Proteste, a app nasceu no âmbito do grupo Tech4Covid19. Nesta proposta, refere a nota enviada às redações, ”os utilizadores consultam e reportam o nível de ocupação dos estabelecimentos comerciais e dos espaços públicos, evitando que se dirijam aos que registam maior afluência, promovendo, assim, o distanciamento social e ajudando a população a sair de casa em maior segurança”.

Imagem da App Posso-Ir?
Imagem da App Posso-Ir?06

Se inicialmente contava apenas com informações fornecidas pelos utilizadores, a plataforma foi alargada ao contributo dos estabelecimentos de praia. “Os gestores dos espaços registam-se de forma gratuita e reportam regularmente o nível de ocupação e os horários de funcionamento”, lê-se na mesma nota.

Salvar fora de água: “na prática, não muda muita coisa”

A ferramenta vai apresentar dados sobre “o nível de qualidade da água das praias, o histórico de ocupação, a existência de bandeira azul e vigilância, e as infraestruturas disponíveis” e inclui “indicadores visuais para utilizadores daltónicos”. Segundo dados avançados à imprensa, a app já soma mais de 200 mil downloads, 45 mil estabelecimentos comerciais associados e mais de 600 praias”

Aproveite o calor com estes fatos de banho e biquínis bem portugueses