Vai uma noite com Mona Lisa? Louvre associa-se ao Airbnb

Airbnb employees pose in front of the painting
Louvre e Airbnb assinam parceria rara para noite a dois [Fotografia: Charles Platiau/Reuters]

Falar no Museu do Louvre, em França, sem falar no célebre quadro de Leonardo da Vinci, a Mona Lisa, é praticamente impossível. Por isso, na hora de revelar que o maior museu do Mundo se associou à plataforma de alojamentos turísticos Airbnb para lançar uma oferta rara para uma noite para um casal, aquela obra é uma das obras que primeiro chega à memória.

Mas o programa é ainda mais recheado: a noite começa com um aperitivo com Mona Lisa, segue para jantar com Venus de Milo, há depois um concerto intimista nos salões Napoleão III e dormida sob uma pequena pirâmide reconstituída debaixo da grande Pirâmide, ao nível do Belvedére.

Esta associação surge por ocasião do 30.º aniversário da Pirâmide, para oferecerem uma noite especial para um casal naquele lugar cultural. A noite funciona como um prémio, no âmbito de um concurso, que quem ganhar pode escolher um convidado ou uma convidada, anunciou esta quinta-feira, 4 de abril, o museu parisiense.

O vencedor será escolhido por um júri que avaliará a resposta – mais divertida, apropriada ou criativa – a uma questão posta, desde hoje sobre a plataforma Airbnb: “Qual considera ser o anfitrião ideal de Mona Lisa?”. A noite de festa oferecida no maior museu do mundo, depois das portas fechadas, será a de 30 abril para 1 de maio.

Todo o programa privilegiado será planeado pelos dois visitantes. Eles serão porém guiados por uma historiadora de arte ao longo de toda a visita personalizada. Depois, tomarão o aperitivo com a Gioconda num salão ao lado do precioso quadro de Leonardo da Vinci.

“Com o apoio da Airbnb, ajudaremos a descobrir as nossas coleções às pessoas que não visitam espontaneamente o museu, como sempre, de uma forma que torna a arte acessível a todos”, explicou Anne-Laure Beatrix, administradora geral adjunta do Museu do Louvre. A partir de maio, e ao longo do ano, uma série de experiências serão disponibilizadas para reserva na plataforma Airbnb.

Estas experiências, constam da programação do museu que será divulgada dentro de algumas semanas, e permitirão redescobrir o museu e as suas 35.000 obras de arte sob um ângulo novo, com visitas extras e concertos intimistas. Com 10,2 milhões de visitantes em 2018, o museu francês é o mais visitado do mundo.

A Airbnb concluiu a sua parceria num momento em que está sob fogo de críticas da presidente da Câmara de Paris por não respeitar as regras em termos de alojamentos. A Câmara intentou uma ação judicial contra a plataforma, passível de uma indemnização de 12,5 milhões de euros, por ter colocado em linha mil alojamentos não registados, como prevê a lei francesa do alojamento local.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Charles Platiau/Reuters

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