Criado pela ilustradora Leslie Tran, The Modern Feminist Coloring Book contém um total de 60 páginas e 23 imagens de mulheres que têm lutado pela igualdade de direitos entre homens e mulheres. Hillary Clinton, Meryl Streep, Oprah Winfrey, Ellen DeGeneres, Ellen Page e Michelle Obama são apenas algumas das famosas que agora podem ser coloridas como o leitor assim o queira.
Para além das silhuetas destas figuras, o livro para colorir contém ainda a réplica de alguns cartazes usados na Marcha das Mulheres de Washington, que decorreu em janeiro, como protesto à tomada de posse de Donald Trump como o novo presidente dos EUA, bem como excertos dos discursos que nesse dia foram dados.
“A minha inspiração surgiu quando entrei no comboio, a caminho de casa, depois de ter estado na marcha que decorreu em São Francisco. Mesmo apinhado de gente, havia um forte sentido de união no ar, foi contagioso. Acabei o livro em duas semanas e meia”, conta a ilustradora ao site ‘Bustle’.
Este livro é só para crianças? Não necessariamente. Depois da febre de colorir mandalas ter criado consciência na sociedade da forma como colorir ajuda a estimular não só a criatividade como a aliviar o stress do dia-a-dia, muitos adultos sentem-se hoje à vontade para comprar livros de colorir.
Este livro junta dois em um: o feminismo que está na atualidade na boca de todos, e o passatempo para descontrair.