Vanessa Fernandes vence primeira edição do Ironman Portugal

Vanessa Fernandes
Fotografia de Ivo Pereira/Global Imagens

Vanessa Fernandes conquistou este domingo a primeira edição do Ironman em Portugal, ao terminar em 4:33.12 horas. A triatleta portuguesa admitiu que o triunfo na primeira edição do Ironman Portugal sabe a início de uma nova carreira e revelou que a experiência no atletismo foi decisiva para cortar a meta em primeiro.

“Acho que isto é o reinício de alguma coisa. Sinto isto como um início de uma nova temporada, um novo recomeço de uma nova carreia. Estou a guardar no coração”, começou por confessar, visivelmente emocionada, a atleta do Benfica, instantes depois de percorrer os 113 quilómetros em 4:33.12 horas.

Medalha de prata olímpica nos Jogos de Pequim2008, Vanessa Fernandes lembrou que esta foi “uma distância completamente diferente“, em que precisou de “outra mentalidade e maturidade” para superar uma das outras favoritas, a espanhola Sarah Loehr, que ficou no segundo lugar.

Contudo, e apesar da vitória, a triatleta benfiquista reconheceu que os cerca de 90 quilómetros na vertente de ciclismo causaram problemas, mas a confiança que veio de dentro foi decisiva.

“À medida que as fui passando, não havia ninguém que corresse mais do que eu, mesmo não as conhecendo. Sei aquilo que sou e aquilo que corro. Felizmente, os anos que tive no atletismo e a experiência da maratona deram-me bastante confiança para fazer provas deste tipo”, explicou.

Depois de uma manhã “fantástica” no circuito em torno de Cascais, a campeã do Ironman pretende deixar o seu testemunho e inspirar as pessoas com a sua capacidade de superação.

“A partir daqui, é começar tudo e explorar uma nova carreira. Tentar inspirar e transmitir o meu testemunho como pessoa e como atleta, a minha história. Quero deixar o meu legado e inspirar as pessoas com a minha superação”, terminou.