Cerca de um ano depois de ter submetida a uma cirurgia devido à endometriose e de ter falado sobre a doença publicamente, a instagrammer Vanessa Martins, de 34 anos, volta a ser confrontada com as dores menstruais fores e com os sintomas do regresso de uma doença que afeta, estima-se 240 mil mulheres portuguesas.
“Não sei se chorei de dor ou de tristeza da endometriose ter voltado tão rápido. É muito triste saber que ela voltou e que não me consigo livrar disto”, confidenciou Vanessa Martins, no Instagram, na segunda-feira, 11 de janeiro. “Passado exatamente um ano depois de ser operada, aquela dor abdominal aguda apareceu”, acrescentou.
“Estou cansada e com medo por ter voltado”, desabafa. Mais uma vez, a influenciadora digital volta a mostrar o seu caso pessoal para agradecer o apoio que tem recebido e que tem dado.
Há cerca de um ano, em entrevista ao Delas.pt, Vanessa Martins declarava as razões pelas quais expunha o seu caso pessoal e falava desta doença crónica que pode ser incapacitante e que pode, no limite, provocar infertilidade. Recorde a entrevista.
Recentemente, a associação que apoia doentes nestas condições lançou um livro infantil que procura explicar o que é a endometriose aos mais pequenos.