Vanessa Martins recupera de luta contra doença que atinge 240 mil portuguesas

vanessamartins
[Fotografia: Instagram oficial vanesssamartins]

Doença silenciosa, muitas vezes desvalorizada e confundida com dores menstruais difíceis, a endometriose, que pode comprometer a fertilidade – é uma das seis causas mais comuns -, volta a estar no epicentro.

A influencer digital Vanessa Martins, 33 anos, revelou que está a lutar contra aquela doença e explicou que foi sujeita à primeira cirurgia, que teve lugar na terça-feira, 7 de janeiro. Uma condição que, reconheceu no dia seguinte à operação, a impedia de ser mãe. “Hoje travei a minha primeira luta contra a Endometriose. Têm sido anos longos…e ontem fiz a minha primeira cirurgia para me tentar livrar dela!”, escreveu, nas redes sociais.

Vanessa Martins luta assim contra uma doença que atinge, segundo estimativas calculadas em 2018, mais de 240 mil portuguesas que – em circunstâncias mais ou menos limitativas – se confrontam com a patologia.

A possibilidade de se ser mãe pode ficar, em múltiplos casos, comprometida e a atriz e influencer reconhece que este passo a aproxima a ela e ao companheiro, Marco Costa, de 42 anos, dessa possibilidade. “Nós não sabemos o quão fortes somos até sabermos que a única opção é essa”, concluiu, no mesmo relato online que fez.

Recorde-se que a condição de saúde foi revelada pela própria blogger há cerca de três meses, quando decidiu abordar o tema e explicar porque ainda não tinha conseguido cumprir o desejo de ser mãe.

Agora, a responsável pelo site e revista Frederica, diz estar tudo no bom caminho. “Estou super-bem, estou super-feliz. Correu muito bem. Vou ficar por alguns tempos no hospital, mas assim que tiver alta, digo”, revela.

Já nesta quinta-feira, 9 de janeiro, a influencer partilhou uma imagem de Marco Costa ao lado dela, no hospital, e mensagens de apoio que tem vindo a receber dos fãs.

Fora de Portugal, a atriz Lena Dunham tem protagonizado e dado voz e corpo à luta contra esta doença, que já levou mesmo a remover o útero. Uma batalha que já levou a criadora da série Girls a tatuar a longa luta contra a doença.