Vanessa Martins mostra luta que travou em tratamento de fertilidade

nova
Fotografias: Instagram Vanessa Martins

De perfil, vê-se uma barriga pequenina, ligeiramente saliente e redonda. Foi com esta imagem que Vanessa Martins mostrou aos seus seguidores um momento que viveu aquando dos tratamentos de fertilidade a que se sujeitou.

A partilha feita nas redes sociais surgiu a propósito de um repto que a digital influencer fez aos fãs, pedindo-lhes que escolhessem momentos que ilustrassem memórias, fases, estados de espírito e, claro, batalhas. Ao repto “uma foto minha quando estavas a passar por tratamentos de fertilidade”, Vanessa Martins, de 35 anos, respondeu com uma imagem, a que pode ver abaixo.

[Fotografia: Vanessa Martins/Instagram]
A empresária e influencer tem emprestado a sua voz para falar de uma das causas de infertilidade que atinge as mulheres: a endometriose. Aliás, Vanessa Martins partilhou publicamente, inclusivamente, momentos específicos dessa batalha – internamento, cirurgia, recuperação, dificuldades -, quando ainda namorava com Marco Costa.

Há exatamente um ano, a influencer explicava ao Delas.pt por que tornava essa batalha pública. “Senti necessidade de abordar o tema porque também falo para mulheres, a minha intenção nunca foi falar para as que têm endometriose, quis falar para aquelas que não sabem que têm, que se calhar querem engravidar e não conseguem”, justifica a atriz. “Eu também não sabia que tinha até ser diagnosticada, não sabia que existia a doença, mas ter dores menstruais incapacitantes não é mesmo nada normal”.

Recorde-se que a doença afeta, estima-se, cerca de 240 mil mulheres portuguesas, mas os números concretos estão longe de ser conhecidos. A endometriose é, sublinhe-se, uma condição que pode comprometer severamente a fertilidade ou, no limite, impedi-la.