Vanessa Martins: “A minha pancada é querer aumentar de peso”

A carreira da atriz Vanessa Martins, hoje com 31 anos, começou na televisão, tornando-se num rosto mais conhecido dos portugueses após a participação na novela juvenil da TVI, Morangos com Açúcar, em 2007. Atualmente, o seu percurso profissional já não passa tanto pela representação, mas a cara continua a ser bem popular sobretudo nas redes sociais.

Com quase meio milhão de seguidores no Instagram, Vanessa Martins é uma das maiores influenciadoras digitais portuguesas na área do fitness e vida saudável. Esta sexta-feira, 6 de abril, é Dia Mundial da Atividade Física e a atriz falou com o Delas.pt sobre a relação com o desporto e com o corpo.

Sempre gostou de fazer desporto ou foi uma paixão que descobriu nos últimos anos?

Sou muito agitada e tenho muita energia, não sei onde vou buscar tanta. Sempre fui muito maria-rapaz e sempre fiz muito desporto. Gostava muito de brincar com bonecas, mas se houvesse uma bicicleta, patins ou skate era aí que eu estava.

Sente que cuida mais de si porque trabalha com a sua imagem?

Não sei… Sempre vivi a cuidar da imagem, não sei como é viver sem isso, mas faço-o por mim. Sei que, agora, enquanto influenciadora digital tenho muita gente que se inspira na minha motivação, na forma como eu encaro a vida e na minha predisposição para o treino, o que faz com que eu tenha as responsabilidades de dizer que vou treinar e que vou comer bem. Tudo isto é algo que também puxa por mim. As pessoas acham que eu é que as estou a inspirar, mas elas também me inspiram.

Como?

Quando vejo comentários de seguidores a agradecerem-me e a dizerem que fizeram alguma coisa de maneira mais saudável porque as influenciei, tal faz-me querer ser melhor para elas. Não treino porque quero ter o abdominal perfeito. É algo que faço por mim, mas claro que cada mulher tem a sua pancada.

” Não treino porque quero ter o abdominal perfeito. É algo que faço por mim, mas claro que cada mulher tem a sua pancada”

Qual é, então, a sua “pancada”?

É a de querer sempre aumentar de peso, estar tonificada e ver a balança a subir. Sei que faço parte de um grupo de mulheres que é magrinha e quer aumentar de peso, e há muitas que querem o contrário.

Sentiu preconceito por ser tão magra? As pessoas não achavam logo à partida que tinha problemas alimentares?

Senti muito isso. Ainda hoje acontece. Tenho 58 kg e as pessoas não acreditam, acham que eu tenho 48 Kg e penso: ‘Bem, devo parecer mesmo magrinha’. Há uma falta de noção em relação às pessoas magras.

Como é que se lida com isso? As pessoas muito magras e que não conseguem ganhar peso também sofrem?

As que são magras são mais sujeitas a observações em relação ao peso. É mais natural dizerem ‘estás tão magrinha’ do que alguém dizer ‘estás gordinha’. Sempre sofri com essas observações. Quando era miúda, 13 ou 14 anos, as pessoas achavam que eu era anorética e iam dizer à minha mãe. Mas, nunca tive nenhum distúrbio, é o meu metabolismo. Sou magra, os meus pais são magros, não tenho a quem sair gordinha. Não sei o que é ter excesso de peso. Às vezes, as pessoas que me seguem, perguntam o que fazer para perder peso, e eu não sei responder porque foi algo que eu nunca quis. Só sei aumentar peso.

A Vanessa tem uma grande visibilidade nas redes sociais. Como é que mantêm o equilíbrio para conseguir dizer o que faz para estar em forma sem que as pessoas achem que também têm de fazer igual? E que vai funcionar com elas?

Tenho imenso cuidado. Tomo suplementação para aumentar de peso, para me sentir bem nos treinos, para ter força para treinar. Quando me perguntam o que tomo, nunca respondo porque do outro lado estão pessoas que podem não perceber que aquilo pode funcionar comigo, mas pode não ter o mesmo resultado com elas. O meu plano é passado por um nutricionista, por alguém que sabe quais são os meus objetivos, que me mediu, que conhece o meu estilo de vida, porque tudo isto tem influência no corpo.

“Quando era miúda, 13 ou 14 anos, as pessoas achavam que eu era anorética e iam dizer à minha mãe. Mas, nunca tive nenhum distúrbio, é o meu metabolismo”

Por isso, cada pessoa deve ser acompanhada por um profissional. O mesmo acontece com o exercício físico. Digo sempre que quem quer perder peso deve ir a um nutricionista, nem que seja só uma vez, para que ele possa dar um plano alimentar a seguir. Tento sempre ter esse cuidado e alertar para o facto de não se tomar nada só porque outra pessoa o faz ou porque é moda. O corpo que temos é um reflexo de um conjunto de variáveis, não é o resultado de um suplemento que se toma, apenas. Eu mostro o que faço e o que resulta comigo, partilho alguns truques simples, mas tenho muito cuidado.

Imagem de destaque: Instagram

Mulheres portuguesas entre as que menos aderem ao desporto

O casamento (não tão) secreto de Vanessa Martins e Marco Costa