Varíola dos macacos. Mais nove casos em Portugal, são já 58

GERMANY-UN-HEALTH-VIRUS-MONKEYPOX
[Fotografia: AFP PHOTO / RKI / Andrea Maennel / Andrea Schnartendorff]

A maioria das infeções foram notificadas, até à data, em Lisboa e Vale do Tejo, mas também há registo de casos nas regiões Norte e Algarve. Todas as infeções confirmadas são em homens entre os 23 e os 61 anos, tendo a maioria menos de 40 anos.

A informação está a ser avançada pela Direção-Geral da Saúde (DGS) nesta quinta-feira, 26 de maio, e confirma mais nove casos de infeção humana por vírus Monkeypox em Portugal, havendo, até ao momento, um total de 58 casos.

Os novos casos foram confirmados pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA). Os casos identificados mantêm-se em acompanhamento clínico, encontrando-se estáveis e em ambulatório.Reserva nacional de vacinas em marchaNa mesma nota enviada às redações, a DGS “informa ainda que Portugal está a encetar diligências no sentido de constituir uma reserva nacional de vacinas, através do mecanismo europeu”.

Admite mesmo vir a “administrar a vacina a contactos de casos confirmados e a profissionais de saúde, no contexto deste surto”. Recorde aqui os sintomas, o que deve fazer para evitar contágio e medidas a cumprir mediante diagnóstico.

CB com Lusa