Vaticano: Ativista em topless tenta tirar menino Jesus do presépio

Natal RT_Alessandro Bianchi

Uma ativista da organização feminista Femen tentou esta segunda-feira, 25 de dezembro, tirar a figura do menino Jesus do presépio do Vaticano, instalado na Praça de São Pedro, tendo sido travada ao mesmo tempo que gritava, em inglês, “Deus é mulher!”.

Segundo as informações disponibilizadas pela polícia local, a ativista ucraniana de 25 anos, que estava de peito descoberto, precipitou-se para o local do presépio eram cerca das 10:00 (hora local), cerca de duas horas antes do papa Francisco ter feito a bênção “Urbi et orbi” perante as 50 mil pessoas que estiveram hoje de manhã concentradas na Praça de São Pedro.

A ativista foi detida por “resistência e agressões a um elemento das forças de ordem pública, ofensas contra as confissões religiosas, tentativa de roubo e atos obscenos num lugar público”, indicou a mesma fonte.

O movimento Femen foi criado na Ucrânia e tornou-se conhecido por ações mediáticas em que as ativistas aparecem de tronco nu.

A par de outras temáticas, as ativistas contestam as posições defendidas pela Igreja Católica em relação aos direitos das mulheres, ao aborto e às uniões de facto.

Imagem de destaque: Alessandro Bianchi/Reuters