VAVA: a marca de óculos portuguesa que está a conquistar o mundo

Há sete anos, Pedro da Silva trabalhava como gestor de moda na Hugo Boss, na Alemanha, quando começou a pensar num conceito para uma marca de vestuário. Na altura, o projeto não se concretizou, mas a vontade de criar uma marca sua não desapareceu. Um ano depois mudou-se para Milão, onde trabalhou como diretor retail da marca 7 For All Mankind. Aí, amadureceu o conceito que já trazia consigo e fez contactos que o levaram a conhecer melhor a indústria dos óculos. Em 2014 nasceu, finalmente, a VAVA, a marca de óculos de luxo portuguesa que é usada por celebridades em todo o mundo (pode ver quem são as figuras públicas, nacionais e internacionais, que usam os óculos desta marca na galeria de imagens acima).

Links_Zara“Sempre gostei de óculos e sempre tive problemas para encontrar modelos de que realmente gostasse, acabando por optar por coisas vintage. Não conseguia encontrar no mercado óculos de sol contemporâneos que me agradassem. Senti, nessa altura, que os óculos estariam menos sujeitos aos calendários agressivos da indústria de roupa, dando-me talvez a oportunidade de criar mais um objeto de design do que um produto de moda“, explica ao Delas.pt Pedro da Silva.

Os óculos da VAVA são produzidos em Itália. A equipa de vendas, por sua vez, está em Berlim, onde também se desenvolvem as coleções.

“Os italianos são os mestres do design e também os mestres dos óculos feitos à mão. O leitmotif é a obtenção de um produto de alta qualidade que recorre à experiência e arte dos grandes mestres do fabrico artesanal de óculos. A VAVA promove um diálogo entre o ‘handmade’ [produzido à mão, em português] e o ‘hightech’ [alta tecnologia], estabelecendo novos padrões criativos”, afirma o criador da VAVA.

No entanto é em Viana do Castelo, a cidade do empresário português, que se localiza “a base operacional”. Até porque é a arquitetura e literatura nacional aquilo que mais inspira os desenhos dos óculos.

Os arquitetos Siza Vieira e Souto Moura são duas importantes referências para os meus trabalhos. Em 2015 fui convidado pela Vogue Itália para fotografar uma cidade à minha escolha que tivesse influenciado os meus trabalhos. E apesar de me encontrar nesse momento em Berlim voei para o Porto por sentir que esta cidade teve uma grande influência no desenvolvimento do meu sentido estético”, revela o empresário português.

Quem compra os óculos VAVA?

Cada um dos óculos da VAVA custa entre 450 e 490 euros, um elevado preço justificado pela originalidade e alta qualidade do produto. Não é por acaso que grande parte dos clientes são estrelas internacionais.

“A marca visa um público que procura um produto, graduado e de sol, de alta qualidade e exclusivo, em contraposição a um mercado que se tornou progressivamente global e demasiado comercial. O seu posicionamento no segmento exclusivo é conseguido através de um forte conceito de marca, da alta qualidade da produção manual e do recurso a materiais nobres e sustentáveis“, diz Pedro da Silva.

Atualmente, os óculos desta marca portuguesa estão à venda em pequenas boutiques óticas e lojas de roupa de 45 países. Itália, Espanha e França são os mercados em que mais vende e está a preparar-se para conquistar os EUA, Ásia e Médio Oriente.

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“Neste momento temos clientes muito importantes em Nova Iorque e em Washington. A estratégia a curto prazo é a de consolidar a presença da marca em Nova Iorque, uma vez que as tendências nos EUA germinam sempre nesta grande cidade, alastrando-se depois para o resto do país”, acrescenta o criador da VAVA.

Em Portugal é possível comprar óculos VAVA na André Óticas, em Lisboa, na The Design Porto, em Lisboa, Porto e Algarve, na Wrong Weather, no Porto, na Franco Oculista, em Braga, e brevemente também na Ótica da Boavista, no Porto.


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